Rockologia: Rock Suíço
Conhecida pela fabricação de relógios de alta qualidade e por chocolates apreciados em todo mundo, a Suíça é uma nação localizada na Europa Central, fazendo fronteira com alguns dos Estados mais importantes do continente, Alemanha, Itália e França. Essa localização contribuiu para que a Suíça se tornasse um país que apresenta quatro línguas oficias e uma tradição cultural mista. Essa multiculturalidade também contribuiu para que a pequena nação desenvolvesse uma cena de Rock bastante variada e de sucessos.
A pequena Suíça, famosa também mundialmente por suas paisagens deslumbrantes e sua coesão social interna, a partir da década de 1980 passou vivenciar em seu território o surgimento de diversas bandas que brevemente estariam alcançando um sucesso significativo pelo mundo devido a alguns fatores. Por ter quatro línguas oficiais, o Rock suíço começou suas atividades usando a língua inglesa como a principal, atribuindo um caráter unificador para o estilo. Outro fator importante para o desenvolvimento do gênero por lá foi o fato de que o país sempre possuiu historicamente uma posição de neutralidade no cenário internacional, sendo aberto para qualquer tipo de informação externa.
O resultado destas características únicas do país foi o surgimento de bandas de Rock que se tornaram conhecidas em todo o mundo, compondo e executando suas canções em inglês, considerada a língua oficial do Rock. Considerada a banda mais famosa da Suíça e a precursora do gênero no país, a banda de Hard Rock Gotthard foi a primeira a conseguir sucesso internacional levando as guitarras da terra do chocolate além das fronteiras e dos Alpes.
O Rock suíço a partir do sucesso significativo do Gotthard não parou de crescer. Bandas como Richtaste, surgida nos anos 90, continuaram a perpetuar o significado e a importância do Rock para sua terra natal, participando de festivais por toda a Europa e também em outros continentes. O Rock da pequena nação européia se tornou apreciado e reconhecido ao redor do planeta, e também um importante ícone cutural, nacional e unificador para a Suíça.
Leia mais da coluna Rockologia