Rockologia: Rock e Globalização
O Rock é um estilo musical que adquiriu uma grande popularidade nos últimos sessenta anos. Este significatvo reconhecimento foi impulsionado por diversos acontecimentos no mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial, sendo o principal deles o advento da Globalização.
Terminada a Segunda Guerra Mundial em 1945, o mundo passou por mudanças significativas nas relações internacionais. Com a abertura dos mercados e o grande avanço das comunicações possibilitado pela chamada Revolução Tecnológica, os países do globo se tornaram mais interligados e interdependentes. O fluxo de informações, capital e também de bens arísticos se tornaram constantes e cada vez mais rápidos.
O Rock, surgido em 1950 nos Estados Unidos, nasceu nos braços de um mundo interligado com as comunicações mais rápidas e precisas, o que possibilitou ao gênero que se espalhasse pelo planeta, se tornando muito popular em muitas nações por onde passou e construindo pilares em cada uma delas, sendo adaptado em diversos idiomas. Bandas como The Beatles e The Rolling Stones exemplificam bem esse alcance transnacional que o Rock obteve, pegando carona na Globalização.
Chega a ser estranho pensar o rock como apenas americano e não mundial, né?