Rockologia: Pós-Punk
Em meados dos anos 80, surgia em paralelo à New Wave na Inglaterra um novo subgênero do Rock carregado de lirismo e melancolia: o Pós-Punk. Pregando uma nova abordagem tanto musicalmente quanto esteticamente, o estilo se tornou polêmico, mas também adorado por milhares de adeptos do Rock.
No fim da década de 70 o Punk Rock, subgênero e movimento caracterizado pela forte ideologia contracultural, começou a perder sua grande popularidade no mundo da música, com letras que abordavam assuntos ligados à política e contra as práticas capitalistas no planeta, cantadas em músicas barulhentas feitas com poucos acordes.
Em meio a essa desvalorização do Punk Rock, o Pós-Punk emergiu criando uma nova abordagem musical em relação ao seu antecessor, com melodias melancólicas, suaves, ricas em sensibilidade e sem deixar para trás a simplicidade estética das músicas do Punk Rock clássico. Parte do público polemizou o surgimento do novo gênero, já que estranhava a nova abordagem, mas com o tempo, o novo som ganhou cada vez mais adeptos e marcou a década.
Com todas estas características revolucionárias e únicas, o Pós-Punk se consolidou como um dos subgêneros mais bem sucedidos e queridos do Rock, popularizado por bandas como U2 e The Cure, até hoje é revivido e amado por bandas contemporâneas em suas composições e inspirações.
U2 – Out of Control
Leia mais da coluna Rockologia