Rockologia: Grunge
No final dos anos 1980, o Rock dominava as paradas musicais mundiais através da popularização das bandas de Hard Rock. Em um mercado competitivo entre gêneros musicais e vendagem de discos, o Rock caiu do seu auge para o seu declínio quase que instantaneamente em 1990, gerando uma nova crise paradigmática na sua carreira. O tão popular Hard Rock sentiu na pele o sucesso da música eletrônica e do pop, que voltaram a dominar as paradas internacionais, fazendo com que o Rock fosse visto como um estilo já ultrapassado e “idoso”. Apesar dessa crise, um grupo de jovens norte-americanos, sem nenhuma pretensão de sucesso, foi responsável pela criação de um novo movimento que salvou o Rock’N’Roll.
Os roqueiros de Seattle criaram uma nova abordagem do estilo musical dentro de suas garagens, revivendo a essência do movimento Punk dos anos 1970 nas suas composições, mas com um ar de modernidade, inaugurando o famoso movimento Grunge. Bandas como Soundgarden, Pearl Jam e Nirvana, considerada a principal e precursora do movimento, retomaram as rédeas do Rock que dava indícios de que “morreria” – um temor repetido de anos em anos dentro da dinâmica da Indústria Fonográfica.
Lançando em 1991 de forma independente, o álbum Nevermind do Nirvana inaugurou uma nova era no Rock, dando margem para as gravadoras maiores acharem importante reinvestir em bandas de som pesado. Após a popularidade alcançada pela banda, outras bandas conterrâneas e contemporâneas deles também alcançaram seu sucesso, concretizando o movimento Grunge no cenário musical internacional.
Isso marcou a juventude da década de 1990, a famosa geração X, que parecia desacreditada com a salvação do estilo musical que já conhecia de antes, e se tornou um dos maiores movimentos musicais já vistos na história da música internacional, revolucionando o Rock mais uma vez ao longo de sua vida.
Nirvana – Lithium
E nossos amigos do Atelliê Fotografia prepararam um post com fotos da Princesa do Grunge, Frances Cobain (filha de Kurt Cobain e Courtney Love), feitas pelo fotógrafo Hedi Slimane. Confira o ensaio neste link.
Veja mais sobre Nirvana e mais da coluna Rockologia
Tudo errado.
Nirvana não foi a banda precursora do grunge. Na verdade, foi uma das mais jovens, de Seattle. Muito antes do Nirvana bandas como Green River, Soundgarden, Malfunkshun e Melvins já faziam sucesso no noroeste dos EUA. E o Nevermind não foi lançado de forma independente. O primeiro álbum do Nirvana, que foi lançado assim, foi o Bleach, de 1989. O Nevermind foi lançado pela Geffen, que já era uma grande gravadora, subsidiária da Sony.
Pingback: Os Diários do Rock de Hedi Slimane : Música Pavê