Prepare-se para o Alabama Shakes
Pronto, assim que o South by Southwest passar, pode ter certeza que você vai ouvir sobre Alabama Shakes por todos os lados.
Já faz um tempo que encontramos um pouquinho deles aqui e outro ali pela Web, mas dá pra notar que a estratégia vai ser lançá-los de vez aproveitando a exposição que terão com o festival – incluindo o disco de estreia, Boys & Girls, que sai no início de abril.
A banda faz um rock meio de raiz, meio influenciado por tudo o que já passou pelo gênero e, principalmente, com os estilos predominantes no sul dos Estados Unidos, incluindo gospel, blues e soul. O resultado impressiona pela qualidade e pela aparente maturidade que a banda tem, mesmo com a pouca idade de seus integrantes.
Hold On (ao vivo no Conan)
A história conta que Brittany Howard, a icônica vocalista, conheceu o baixista Zack Cockrell no colégio e o convidou para fazerem músicas juntos, já que “ele usava umas camisetas de bandas legais que ninguém mais conhecia”. A carreira do The Shakes (como a banda se chamava, antes de incorporar sua terra natal ao nome) ganhou o fôlego definitivo em 2011 quando a banda já formada começou a gravar profissionalmente e se preparar para o que veio a ser seu primeiro álbum.
Por onde eles passam, impressionam com o diálogo que estabelecem entre os instrumentos e as diversas referências, e surpreendem ainda mais pelo vocal superlativo de Brittany – uma daquelas vozes cheias de carisma e poder interpretativo, duas coisas que nem seriam tão necessárias com o timbre, volume e alcance que tem.
I Ain’t the Same (ao vivo no Conan)
Sua participação no SXSW era quase óbvia, já que o festival se mantém como uma das maiores vitrines para novas bandas nos Estados Unidos e no mundo, e assim que eles ganharem a devida exposição, podemos esperar vê-los por toda a parte, com videoclipe, mais participações em programas de rádio e TV e, obviamente, o lançamento de Boys & Girls (e você pode ler minha resenha sobre essa pequena obra-prima no Monkeybuzz).
Enquanto isso não acontece, você já pode aproveitar essas músicas que estão aqui para se preparar para curtir ainda mais vê-los em seus sites, blogs e revistas de música favoritos (e prepare-se para vermos Brittany e os meninos em grande parte das listas de “melhores de 2012”). Baixe também a apresentação do Alabama Shakes no SXSW neste link.
Be Mine (ao vivo na KCRW)
Pingback: Resumo da Semana: 12-16/03 : Música Pavê