Português Não É Só Brasileiro – Parte 2
Como prometido, a segunda parte da nossa degustação musical em português. Após nosso primeiro especial, fui buscar uma velha guarda, umas coisas novas, uma pitada de rap, kizomba, uns letristas maravilhosos e mais um pessoal que gosta de se divertir com música. Juntei tudo no mesmo “tacho” com bacalhau e saiu isso que você vê aí embaixo.
## Xutos e Pontapés
Se o rock português tem reis, sem dúvida eles são os Xutos e Pontapés. Eu já vi muita gente os comparar a Titãs e, de fato, se considerarmos a quantidade de letras que todo mundo sabe de cor, são mesmo parecidos. Eles já tocaram juntos, inclusive, no Rock in Rio 2011.
##Esperanza Spalding
Se ela só tocasse maravilhosamente o baixo já seria motivo suficiente para a gente se apaixonar por ela. Mas aí ela vem e canta em português que é pra gente ficar mais derretido que pudim fora da geladeira.
##Márcia
Seu álbum mais recente é Casulo, de 2013. As letras das suas músicas são de uma delicadeza muito doce que renova em cada estrofe a vontade de recomeçar a escutar. Nesta faixa que selecionamos, ela canta com J P Simões, mais um que vale a pena conhecer.
##Da Weasel
A gente podia colocar Da Weasel e Criolo juntos. Seria uma ótima experiência musical. Eles, sem dúvidas, entendem as coisas de um jeito muito parecido. Da Weasel é realidade traduzida em música. Toda ela. Se você procurar por aí, vai ler que a banda já se separou. Não acredite. Ela continua na ativa, nos ouvidos e na voz dos portugueses.
##Expensive Soul
Esses caras tem senso de humor. Daquele tipo de música que você põe pra tocar no carro e dirige para sempre.
##Amor Electro
Dramáticos! Eles tem um “quê” de Lady Gaga. Lançaram-se em 2011, com Cai o Carmo e a Trindade e logo de cara já foram nomeados nos MTV Europe Music Awards. Em 2013, lançaram seu seu segundo álbum, Revolução. A faixa aí de baixo foi o segundo single da banda.
##Anselmo Ralph
Eu confesso que acho Anselmo Ralph um pouco Michel Teló e que a produção que fazem em volta dele é muito exagerada, meio patética mesmo. Vai parecer música brega. Mas ele certamente sabe fazer fazer Kizomba e isso, meu caro, não é pra qualquer um. Dou cinco segundos pra você se pegar dançando depois que começar a música. Quando esse sujeito começa a tocar, em qualquer pista, você se sente no meio do filme Dirty Dancing. Além de ser um dos primeiros cantores angolanos a serem conhecidos, o que quer dizer muita coisa. Se você não gostar, só tenho uma coisa a dizer: “Agora não me toca, eu não quero saber!”.
##Pedro Abrunhosa
Eu adoro o Pedro Abrunhosa. Eu e todas as mulheres desse mundo que já o ouviram. É meio Chico Buarque. Ele não sabe cantar, mas é tão bom que ninguém liga.
##Madredeus
Madredeus é o mais perto que você vai chegar do fado português, sem ser fado. É provavelmente o grupo mais famoso dos que eu mencionei até agora. Se alguém pode-se intitular música popular portuguesa, é esta banda.
Tem muito mais por aí para se conhecer. Eu nem falei dos grandes que já são da velha guarda: Amália, a maravilhosa fadista, Rui Veloso, ou António Variações, dentre tantos outros. Outros nem tão velha guarda assim, maravilhosos, como Marisa, que também não entraram nessa lista. Esta é uma lista para começar e não para acabar. Espera-se que com ela seja dado um primeiro passo para conhecer essa cultura tão maravilhosa ao alcance dos nossos ouvidos.
Veja a primeira parte do especial Português Não É Só Brasileiro