Pomplamoose e suas Videosongs
Desde julho de 2008, o duo californiano Pomplamoose vem apontando uma nova forma de se fazer música. Batizado de Videosongs, o formato é explicado por eles como “o que você ouve, você vê”. Todos os elementos das canções estão presentes em seus vídeos, já que elas são montadas durante a edição deles (e vice-versa). Ou seja: música e vídeo são feitos ao mesmo tempo.
Formada pelo casal Jack Conte e Natalie Dawn, a dupla disponibiliza todos os seus trabalhos em seus perfis do YouTube e MySpace, além de vendas pelo iTunes. Seus vídeos já tiveram mais de 4 milhões de acessos, impulsionados por versões cover de artistas como Beyoncé, Lady Gaga, Aerosmith, Earth, Wind and Fire e até do filme A Noviça Rebelde. Mesmo com o apelo que as covers têm, suas composições próprias (como as que ilustram este artigo) conseguem muitas visualizações e cada vez mais ganham fãs.
Com muito bom humor, as videosongs fazem muito mais do que exibir o talento dos dois músicos, mas também desmistifica o processo de criação das canções. Os dois garantem que não existe nenhum som escondido, tudo é apresentado para o espectador/ouvinte. É curioso, interessante e divertido observar a escolha dos instrumentos, a maneira com que eles multiplicam a imagem de Natalie sempre que sua voz se sobrepõe e a performance sempre exagerada de Jack. Aos poucos, mais bandas estão aprendendo a utilizar os novos meios para não apenas divulgar seu material, mas produzi-lo, assim como o Pomplamoose faz com tanta criatividade e aparente espontaneidade.
Pingback: Especial Pato Fu: Entrevista + Coletânea | Música Pavê
Pingback: Videosongs em português com o projeto Eta Pô! | Música Pavê