Passado a Limpo: Gilberto Gil

É impossível imaginar como seria o Brasil sem Gilberto Gil. No final da década de 70, o ícone baiano pretendia encerrar sua carreira musical e compôs Palco como forma de despedida. Já teria sido uma trajetória inacreditável. Além dele, quantas pessoas podem ser consideradas responsáveis por introduzir guitarras na MPB, ou por revolucionar a música brasileira através do tropicalismo? Quantas tem álbuns no calibre de Expresso 2222 (1972) e Refavela (1977)?
Felizmente, o tempo foi rei e decretou que a carreira de Gil seguisse por mais algumas décadas, permitindo que ele lançasse mais uma dezenas de clássicos e tenha se tornado desde estrela de reality show a Ministro da Cultura.
Depois de mais de seis décadas em atividade, o afastamento dos palcos vai se concretizar com a turnê Tempo Rei. Gil não considera como uma aposentadoria e sim como uma “diminuição do ritmo de trabalho”, então, felizmente, a resposta de como seria o Brasil sem Gilberto Gil vai continuar sendo um mistério – e a gente sabe que ele sempre há de pintar por aí.
O Música Pavê selecionou quinze das músicas que resumem – e celebram – a trajetória de Gilberto Gil, e você pode escutar a playlist no Spotify.
Curta mais de Gilberto Gil e da série Passado a Limpo no Música Pavê