No que a década aproxima-se de seu fim, uma dinâmica se estabelece cada vez mais no mundo da música: As colaborações. Elas sempre estiveram presentes de uma forma ou de outra, mas parecem ter se tornado cada vez mais essenciais aos artistas, qualquer que seja o tamanho do seu alcance.
Para o mainstream, é como os lançamentos se fortalecem em meio à avalanche de novidades semanais. Para os músicos menos conhecidos, são oportunidades criadas de expandir público e trazer nossa atenção à sua obra.
E nós, ouvintes, só temos a ganhar com esses encontros, que somam as melhores características de artistas que têm muito a oferecer. Pela primeira vez na história do site, o Música Pavê votou e comentou cinco parcerias que marcaram o ano.
Drik Barbosa + GloriaGroove + Karol Conka – Quem Tem Joga
Tem peso de sobra na faixa que Drik Barbosa escolheu para iniciar as divulgações de seu primeiro, e homônimo, álbum. “Essas mina é monstra”, como ela canta ao lado de Gloria Groove e Karol Conka, unindo um batidão de clima pop a uma bela dose de empoderamento. Um belíssimo exemplo de tudo o que 2019 teve de melhor na música. (André Felipe de Medeiros)
Os sotaques de Pernambuco, Goiás e Pará se juntaram nas vozes pop de Duda Beat, Mateus Carrilho e Jaloo, nessa parceria romântica e dançante que é Chega. O lançamento da música já foi algo que animou e fez dançar juntinho, mas foi com o seu clipe impecavelmente bem feito, colorido e divertido que o trabalho cravou a bandeira de “imperdíveis de 2019” em nossos corações. (Matheus Moreira)
Classificar a música em caixinhas não é um movimento justo. Quando pensamos no tamanho do Brasil, isso fica ainda mais evidente. Os sons se encontram e geram novas camadas e diante dessas construções híbridas nascem canções capazes de percorrer muitos lugares. Onda é brega, mas também é pop, é o enlace entre três artistas, de gerações e recortes diferentes, que estão dispostos a escutar o que o outro tem feito. É o brega do Pará e o funk de São Paulo. (Letícia Miranda)
Um hit por excelência, Tô Te Querendo traz a produção caprichadíssima da união Omulo e ÀTTOOXXÁ com os vocais carismáticos que Luedji Luna empresta à faixa. Com letra direta, batidas certeiras e um clima tropical e noturno, é uma das faixas dançantes mais legais que surgiram nessa temporada. Como diriam as pessoas em 2019: “Sem defeitos”. (André Felipe de Medeiros)
Ver artistas gringos cantarem em português é uma conquista, mas vindo de alguém como Iza faz com que a conquista seja mais grandiosa ainda. Iza e Ciara representam algo único no mundo musical, e vê-las juntas foi um presente e tanto em 2019. Parcerias que fazem questão de encaixar elementos específicos de cada artista envolvido são as melhores, e Evapora faz exatamente isso, nos entregando um hino perfeito para o verão. Que 2020 seja repleto de parcerias e representatividade! (Carolina Reis)