Mina de Ouro: Por Onde Anda o Grunge de Seattle?
As bandas como Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam nasceram em meio a uma ebulição musical e à criação de um estilo inovador que aconteceu na cidade de Seattle e o começo dos anos 90 fez o estilo de música decolar. Nascidas no estilo underground, com as influências punk e pós-punk deixadas pelos anos 80, novas bandas surgiram na cidade para escrever um dos capítulos mais importantes na história da música.
Os jovens, que pareciam integrantes de bandas de garagem, com um visual despojado e sem preocupações com a estética, escreviam com um tom de rebeldia e combativamente músicas que falavam das angústias humanas, além de questões sociais com doses bem sarcásticas.
Os integrantes das bandas sabiam realizar composições que eram cruas, porém elaboradas musicalmente. Isso agradou a crítica musical da época e assim veio o respaldo que até hoje é mantido. As bandas com cara de garagem estavam decolando e tentando, na medida do possível, manter a essência despojada e rebelde. Muitos negaram as superproduções que poderiam envolver seus shows para priorizar as temáticas e a qualidade sonora e musical que elas desenvolveram ao longo do tempo, ganhando muitos corações (inclusive os nossos) eternamente.
Mas, no ano em que a trágica morte de Kurt Cobain completa 20 anos, nos perguntamos: Qual os rumos do grunge de Seattle hoje em dia?
Atualmente, as bandas na ativa sabem compor no seu estilo, mas obviamente não conseguem fugir de algumas influências modernas por terem permanecido em seus desenvolvimentos. Ainda assim, é considerado um movimento que se desgastou e teve seu fim com o final dos anos 90.
Os tempos mudaram, novas bandas surgiram com novas temáticas e muitas das bandas entraram em crises. A morte Kurt foi também um dos marcos da decadência do movimento. Enquanto o breve material do Nirvana era explorado anos após a morte do vocalista, as influências que a banda gerava acabaram se esgotando e dando lugar a novas criações e composições no cenário da música mundial. O legado ficou para bandas como Mudhoney e Soundgarden, que continuam na ativa do grunge até hoje, assim como Alice in Chains e Pearl Jam.
Atualmente, o espírito underground, que foi influenciado pelas bandas americanas de Seattle dos anos 90, permanece. A parte importante é que esse foi um tipo de movimento muito notável quando percorremos pela história da música. E hoje é notável que as influências grunge são nítidas no rock moderno, principalmente os estilos indie e o alternativo, produzindo novas bandas, novos shows e novas caras em grandes festivais de música – veja uma lista dos principais festivais internacionais para 2014 clicando aqui.