Maro Volta ao Brasil com Turnê Inédita de “hortelã”
A cantora portuguesa Maro inicia no dia 21/04 a turnê brasileira do seu novo álbum, hortelã. A artista passa por quatro capitais do país: São Paulo (21/04), na Casa Natura Musical; Brasília (25/04), no Infinu; Curitiba (26/04), no Teatro Paiol; e Rio de Janeiro (28/04) no Teatro Copacabana.
Essa não é a primeira vez que a multi-instrumentista, compositora e produtora musical se apresenta no Brasil. A artista já fez concertos em São Paulo – esgotando os ingressos, inclusive -, alguns acompanhada dos irmãos Pedro e Gabriel Altério, o que nos fez ficar curiosos a respeito de sua relação com o país e com os artistas locais. Em um papo com o Música Pavê, Maro revela que não tem noção do tamanho que tem no Brasil: “Sei que tenho conseguido fazer concertos e que sempre sou recebida com muito amor e carinho. Não sei bem quando ou como isso começou a acontecer, mas sei que quero muito continuar a cuidar desta relação com o público brasileiro e quem sabe um dia chegar aos vários outros estados que ainda não tive o prazer de conhecer”.
O álbum hortelã foi gravado em trio, ao lado dos guitarristas catalães Darío Barroso e Pau Figueres. É um disco intimista, com violões doces e intensos, cantado majoritariamente em português e que agrega muitas das referências da artista, inclusive com traços da música brasileira. “Cresci ouvindo e descobrindo um monte de coisas diferentes”, diz Maro, “claramente [o álbum] carrega uma grande parte da música que fui absorvendo e que vive em mim”.
Relembrando um pouco do que ocorreu até a chegada de hortelã, durante a pandemia, Maro lançou o projeto ITSA ME, MARO, em que realizou parcerias – a distância – inacreditáveis com Eric Clapton, Mayra Andrade, Madison Cunningham e Maria Gadú, entre outros. Os 100 episódios da série foram responsáveis por boa parte da visibilidade que a artista adquiriu em todo o mundo, além de te trazer, em suas palavras, “não só um ótimo exercício (um monte de arranjos novos e duetos desafiantes) como também altamente inspirador num momento tão difícil e desesperante”. Em 2022, a artista lançou can you see me, um álbum pop/folk, gravado quase todo em inglês, com exceção da canção juro que vi flores, que tem participação luxuosa de Milton Nascimento. Também no ano passado, Maro venceu o Festival da Canção, com a música saudade, saudade, e garantiu o top 10 no Eurovision Song Contest.
O duo de guitarristas que gravou o disco será também o que acompanhará a artista de Lisboa em sua passagem pelo solo brasileiro. Eles se conheceram através da admiração artística recíproca e de amigos em comum. “A música é a linguagem que me foi trazendo todas as minhas parcerias”, revela Maro. Sobre as expectativas para as apresentações, a artista afirma que “serão shows acústicos e íntimos, em trio, com apresentação do novo álbum na íntegra” e revela que o público terá algumas surpresas e muita animação. “Acho que vão ser noites bonitas!”, completa.
Curta mais de Maro e de outras entrevistas no Música Pavê