Julie Neff Faz “Forrozinho” Indie Rock em Novo Single

foto de valentina caballero

Há oito meses, Julie Neff contou ao Música Pavê que queria “atravessar culturas e fazer amizades”. Logo após aquela sua segunda vinda ao Brasil, começava a estrada que a levaria ao lançamento de seu mais novo single, Over It, fruto da possibilidade da cantora canadense ter fincado, ainda que brevemente, suas raízes em São Paulo.

Isso porque, em fevereiro, Julie se mudou para a capital paulista e viu todos os seus planos – ao lado de praticamente toda a humanidade – serem cancelados por conta da pandemia. Ela precisou voltar ao Canadá, mas aquelas semanas que passou morando e trabalhando no Brasil já ajudaram a cumprir suas metas de experimentar mais da nossa cultura e ser influenciada por ela.

“Eu sou uma esponja”, contou ela ao site às vésperas deste novo single, “eu absorvo tudo e acabo colocando para fora depois, sem nem saber de onde cada coisa veio”. Prova disso é o ritmo que dá base ao indie rock de Over It, que ela carinhosamente chama de “forrozinho”.

Recordando o breve tempo morando em São Paulo, Julie logo menciona “do clima e da luz, que são tão diferentes do verão em Toronto. Eu usava minhas roupas mais coloridas, me sentia à vontade para isso”. Conforme conhecia mais pessoas, ela foi convidada para shows intimistas e festas de músicos independentes – “pude ver essa cena do lado de dentro, o que foi muito especial”, como ela comenta.

“O mais impressionante para mim são os vocais”, conta Julie sobre a música brasileira, “os ritmos são incríveis, e tem tanta coisa acontecendo em tantos gêneros musicais, mas os vocais das primeiras bandas brasileiras que eu conheci me impressionaram muito. Eles são suaves e, ao mesmo tempo, fortes. Foi assim que aprendi português – ouvindo essas bandas e imitando os sons das palavras”.

Estando imersa no país, ela também percebeu seus olhos se abrirem para questões sociais e políticas “que eu sempre soube que existiam, mas agora pude ver de perto”. E não é arriscado afirmar que as faixas que compõem seu próximo EP, também chamado Over It, carregam similaridades com a vibe da vida no país nos últimos tempos.

“[O disco] é sobre se sentir tão frustrada com um situação ao ponto de não aguentar mais”, explica Julie, “a faixa Over It é sobre uma fase da minha vida em que eu estava em um emprego ruim com um chefe horrível. Uma outra música é sobre quando uma mulher é gentil com alguém e a pessoa se sente no direito de te tocar ou fazer o que quiser com você. Quero poder levantar esses diálogos”.

Enquanto promove o lançamento do single e do eventual EP em Toronto, Julie sonha em retornar ao país para concretizar de vez seus planos de “construir mais das amizades que já comecei e aprender português”. “Quero abraçar todos os meus amigos, porque quando fui embora, não pude me despedir de ninguém”, conta a artista, “quero também ver mais do país e conhecer outros pólos culturais além de SP. Enquanto isso, espero conseguir poder continuar trabalhando com artistas brasileiros, mesmo que à distância”.

Curta mais entrevistas no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.