Josyara “curtiu o processo” de “AVIA”

foto por juh almeida

*Colaborou: Bruno Takaoka Pugliese

Em seu novo álbum, AVIA, Josyara traz as dores do amor como combustível para a arte. O disco mostra um lado muito íntimo da artista em sua lírica e traz elementos de diferentes estilos de música brasileira. Os arranjos de Josyara combinam com muito equilíbrio elementos que fazem parte da sua identidade musical com novos componentes de experimentação, como arranjos de cordas e metais. 

AVIA é um disco com um senso de unidade muito forte entre suas faixas, tornando sua narrativa impactante e sua escuta uma experiência bastante imersiva. Dentre as faixas, também temos ilustres parcerias como Chico Chico em Oásis e Pitty em Ensacado, uma canção de 1979 de Cátia de França que foi escolhida como o single de anúncio do álbum.  

O Música Pavê teve a oportunidade de conversar brevemente com a cantora durante evento de lançamento do álbum em São Paulo, para perguntar sobre algumas curiosidades deste projeto.

Música Pavê: Qual foi o maior desafio deste álbum?

Josyara: Acho que o maior desafio é às vezes desapegar de algumas coisas, de algumas ideias. Acho que esse desapego e se deixar levar, curtir o processo, foram os meus desafios. Mas eu tive sucesso e consegui aproveitar.

MP: Qual foi sua faixa favorita?

Josyara: Olhe… caramba! Eu acho que no momento é Ensacado… No momento é Ensacado.

MP: Esse seu disco tem arranjos mais elaborados, mas o centro da sua música é sempre você com o violão. Como é a sua relação com o instrumento?

Josyara: Eu nunca me vi sem o violão, então ele realmente me acompanha em todas as gravações que vocês escutam. Eu sempre tive desejo, também, de gravar com orquestra, banda grande. Eu tenho esse desejo de experimentar novos formatos e o disco é a oportunidade de poder botar isso em prática. Mas, sem dúvida, meu violão conduz esses arranjos. Inclusive, ele colabora com outros cantos. Nesse disco, ao invés de gravar apenas um, eu gravei quatro violões em uma faixa e orquestrei esses violões. Então ele existe por vezes não só tocando sozinho, mas também fazendo efeitos, solando e trazendo outras camadas. Ele, sem dúvidas, vai estar comigo o resto da vida.

Música Pavê: Se você fosse definir AVIA em uma frase, o que você falaria?
Josyara: Caminhe. Caminhe que você vai chegar em algum lugar.

Curta mais de Josyara e de outras entrevistas no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.