Guia Pavê de Festivais: Turá/2023
Todo festival é uma bela oportunidade de conhecer novas bandas, ou poder ver ao vivo pela primeira vez alguém que você já ouviu falar – isso, é claro, além dos tais headliners – os nomes que ocupam as posições privilegiadas nos cartazes que anunciam a programação do evento.
E mesmo quem não puder comparecer aos shows, pode se aproveitar da curadoria caprichada do festival para acumular novos favoritos. Por isso, o Música Pavê compila dicas do que os eventos ao redor do Brasil oferecem de melhor para além de suas atrações principais.
Festival Turá/2023
Quando?
24 e 25 de junho
Onde?
Parque do Ibirapuera (São Paulo)
Na programação:
Jorge Ben Jor | Tuyo | Delacruz convida BK’ e Luccas Carlos | Charanga do França e +
Ingressos
À venda na plataforma Tickets for Fun
Show para cair no samba: Maria Rita convida Sandra de Sá
A interseção no trabalho de Maria Rita e Sandra de Sá parece improvável, mas dá samba. Tanto que as duas artistas dividirão o palco no show Samba de Maria, uma mescla de sucessos de Rita com grandes canções da músicas do gênero. Sandra de Sá é sinônimo de soul e black music, e o samba nada mais é que uma encarnação da música negra repleta de alma. Quem já as viu separadamente tem a chance de ver duas grandes vozes brasileiras no mesmo palco. (Nathália Pandeló Corrêa)
Show para contar pros netos: Zeca Pagodinho
O público do Turá vai ter uma oportunidade daquelas que viram lembrança pro resto da vida. Se você nasceu no Brasil, é muito provável que não caiba em sua mão o número de músicas de Zeca Pagodinho que você conhece por osmose. Dono de um carisma ímpar, o seu show tem o poder de trazer um sorriso ao rosto. Ver ao vivo um pedaço vivo da história do samba – e sem dúvida da música brasileira – é algo que por si só já vale a ida ao festival. (Nuno Nunes)
Show para explodir de fofura: Gilberto Gil e Família
Um dos maiores ícones da música brasileira é também pai e avô. É esse clima familiar que a apresentação de Gilberto Gil e Família leva para o Festival Turá. Além de clássicos de Gil, canções de Gilsons e de Preta Gil também podem ser esperadas para essa apresentação. Essa vai ser também uma das primeiras participações de Preta na turnê Nós, a Gente, após ela iniciar um tratamento de câncer de intestino. (Guilherme Gurgel)
Show para matar vontade de Festa Junina: Joelma convida Mariana Aydar
Uma paraense que virou símbolo do calypso recebe uma paulistana apaixonada pelo Nordeste. O último fim de semana de junho terá cara de festa junina para quem estiver no festival para celebrar tradições já antigas e novos costumes da cultura brasileira. Quem não pôde comparecer a uma quermesse nesta temporada terá esse desejo saciado com a apresentação dupla. (André Felipe de Medeiros)
Show para viver o ‘Norvana’: Pitty convida Marcelo D2 e Céu
Esse show é pra unir todas as tribos, e quem puder estar presente deve colar em homenagem a todos que não puderem. Pitty acabou de lançar um álbum com covers de canções de Beatles, B-52s, Cindy Lauper e vários outros nomes do rock, e conta até com a (ótima) participação de BNegão, parceiro de Planet Hemp do Marcelo D2 – que por sua vez acabou de lançar um álbum de samba e hip hop. E Céu a gente já conhece pelas experimentações com o reggae, trip-hop e pop. Como isso tudo vai fundir num show é a parada maior: ninguém sabe o que esperar, e ver é uma obrigação. (Vítor Henrique Guimarães)