Guia Pavê de Festivais: Queremos! 2022

foto por helen salomão

Todo festival é uma bela oportunidade de conhecer novas bandas, ou poder ver ao vivo pela primeira vez alguém que você já ouviu falar – isso, é claro, além dos tais headliners – os nomes que ocupam as posições privilegiadas nos cartazes que anunciam a programação do evento.

E mesmo quem não puder comparecer aos shows, pode se aproveitar da curadoria caprichada do festival para acumular novos favoritos. Por isso, o Música Pavê compila dicas do que os eventos ao redor do Brasil oferecem de melhor para além de suas atrações principais.

Queremos!

Quando?

28 de maio

Onde?

Marina da Glória (Rio de Janeiro), com transmissão online pelo Amazon Music

Na Programação:

Gilberto Gil | Emicida | Kamasi Washington | Céu | Baco Exu do Blues | Marina Sena | Tuyo | ÀTTØØXXÁ

Ingressos:

À venda na plataforma Eventim

Luedji Luna

Uma das cores mais bonitas da música brasileira contemporânea, a baiana saúda quem veio antes e quem vive hoje, reconhecendo sempre a importância dessa conexão pra compreensão do que somos, a percepção das nossas forças e legitimação das fraquezas e raivas. Dos sorrisos e amores, dos olhares e lágrimas, a cantora nos traz todos os temperos e a poesia de estar debaixo d’água. Lembrando que na última vez que ela pisou no palco do festival era fim de tarde, e o sol demorou a cair porque também queria ver cada segundo de talento dela e de sua banda percussiva – uma beleza à parte. Não dá nem pra saber direito o que esperar, mas é bom já pensar em com quem curtir o show agarradinho. (Vítor Henrique Guimarães)

Drik Barbosa

Parte do elenco do selo Laboratório Fantasma, Drik faz jus a essa sua casa e transita por vários estilos da música brasileira com a mesma fluidez como versa no rap. Sua voz é tão versátil quanto seus lançamentos, da doçura romântica à potência nervosa dos versos mais denunciadores. Seu show no Queremos! deve focar em suas faixas mais dançantes, como Quem Tem Joga e Tentação, mas pode trazer várias surpresas. Por falar nisso, é possível que ela dê as caras também durante o show de Emicida, assim como fez no Lollapalooza Brasil. (André Felipe de Medeiros)

FBC + Vhoor

Os mineiros fizeram todo mundo dançar em 2021 miami-bass-nos-anos-80 style e agora estão levando o BAILE pra todos os lugares possíveis. Foi um álbum garantido em todas as listas de melhores discos brasileiros do ano, recheado de críticas sociais, subjetividades e etnografias periféricas e da favela. Treinar os passinhos é opcional, mas extremamente recomendável. Vale ficar ligado também porque na véspera do Queremos! Festival o Vhoor lança seu álbum Baile & Bass, então vai que rolam umas pedradas novas? (Vítor Henrique Guimarães)

Majur

Para levar à Marina da Glória o repertório de Ojunifé (2021), seu álbum de estreia, a cantora promete participações de Luedji Luna e também de Liniker. Ou seja, é uma grande reunião de afeto e de vozes poderosas para traduzir no palco um pouco do conteúdo da obra, cujo nome significa em iorubá “olhos do amor”. (André Felipe de Medeiros)

BK’

O carioca Abebe Bikila já vem colhendo frutos de sua produção riquíssima em referências (Jay-Z, Marcelo D2, Racionais MC’s e até o anime Attack on Titan), samples, participações especiais (o próprio D2, Baco Exu do Blues, Akira Presidente, Drik Barbosa) e visões de mundo.  Com músicas que viram mantras, papos retíssimos e uma produção de ponta de linha (por conta principalmente de El Lif Beatz e de JXNV$), foi rapidamente alçado ao hall de melhores rappers brasileiros da atualidade. No palco, ele mostra os outros porquês. (Vítor Henrique Guimarães)

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.