Todo festival é uma bela oportunidade de conhecer novas bandas, ou poder ver ao vivo pela primeira vez alguém que você já ouviu falar – isso, é claro, além dos tais headliners – os nomes que ocupam as posições privilegiadas nos cartazes que anunciam a programação do evento.
E mesmo quem não puder comparecer aos shows, pode se aproveitar da curadoria caprichada do festival para acumular novos favoritos. Por isso, o Música Pavê compila dicas do que os eventos ao redor do Brasil oferecem de melhor para além de suas atrações principais.
Festival Novabrasil 2022
Quando?
15 e 16 de outubro
Onde?
Sambódromo do Anhembi (São Paulo)
Na programação:
Adriana Calcanhoto + Rubel, Jorge Aragão, Vanessa da Mata + Marina Sena, Diogo Nogueira + Criolo, Frejat, Nando Reis, Baby do Brasil + Pepeu Gomes e outros
Sei que este espaço do Guia está reservado aos nomes de menor destaque no cartaz, mas esta exceção é mais do que válida: Lab Fantasma – selo que abriga Emicida, Drik Barbosa, Rael e Fióti – encerra a noite de sábado (15) em uma enorme celebração da música popular do Brasil. Além da presença obrigatória do rap, podemos esperar samba, funk e soul entre as sonoridades que tomarão conta do palco, com essas participações mais do que ilustres. Não é arriscado afirmar que tem chances de ser um dos grandes shows do ano. (André Felipe de Medeiros)
Gilsons + Liniker
O Sambódromo do Anhembi vai presenciar um encontro de artistas em uma fase muito ativa de sua carreira. Gilsons vem de uma sequência de shows na turnê de seu disco de estreia e também acompanhando os shows de Gilberto Gil, patriarca da família. Liniker, que além de protagonizar a série Manhãs de Setembro, também fez turnê com seu álbum mais recente – o mesmo que recebeu três indicações para o Grammy Latino. A promessa é um show de gente grande para abrir a festa. (Nuno Nunes)
Bala Desejo + Duda Beat
Cinco representantes da nova música pop do Brasil juntos – quatro deles formam a banda e a outra é a convidada de honra do show. O que todos têm em comum é uma intenção muito clara de realizar um som autêntico e bem enraizado, que converse com as novas gerações sem nunca perder de vista a linhagem de onde vieram. Se já causam tanto, imagina juntas? (André Felipe de Medeiros)