Gilsons Leva o que Mais Gostamos em seu Álbum para o Formato Curta-Metragem

É poético como o trio Gilsons homenageia suas raízes em seus trabalhos – e não seria diferente no filme de Pra Gente Acordar, que completa, meses depois, o lançamento de seu disco de estreia, lançado em 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. 

Sem esconder a relação intrínseca com Salvador, o curta-metragem celebra e mostra o amor de José Gil, João Gil e Francisco Gil pela capital baiana. Dirigido por Pedro Alvarenga, o filme dá cara ao álbum e conta com uma narração carregada de significados, toda construída pela voz de Gilberto Gil, principal referência do trio. 

A história da produção acompanha dois amigos durante a Copa do Mundo de 2002, em que o Brasil levou o penta. Em meio às cenas da maior competição internacional de futebol, há um forte apelo à nostalgia. É emocionante a maneira como o curta cria a narrativa em relação a este esporte tão amado no país. Esses momentos de torcida, quando aparecem, são extremamente comoventes, seja por conta da próxima edição estar chegando (e com muita expectativa por parte dos brasileiros) ou por 2002 ser o último título do Brasil na competição. 

Os protagonistas, um menino e um velho cadeirante, aproveitam para comemorar ao máximo esse período, especialmente por conta dos dias contados do ancião. As poucas falas, inclusive, são repletas de provocações e convites à reflexão, principalmente abordando a temática da reencarnação – e esses questionamentos parecem estar diretamente ligados à lírica da canção: “E há de nascer um novo amanhã, pra gente acordar e dançar”. 

Em geral, a questão central está relacionada a temas existenciais e vivências, mas sempre exaltando as características de Salvador e a cultura da cidade. Como em todo o trabalho da banda, o projeto audiovisual de Pra Gente Acordar, além das suas nuances sentimentais, busca, ainda, ser uma calmaria e um refúgio, despertando um misto de emoções nos espectadores.

Há uma preocupação evidente em cada detalhe que compõe o material audiovisual: as imagens, a trilha sonora e, até mesmo, as falas e narração – tudo está minuciosamente encaixado para provocar essas diversas sensações. E, para finalizar com uma espécie de despedida triunfal, o filme traz uma cena do trio apresentando ao vivo o refrão de Várias Queixas, principal hit do grupo, confirmando a proposta de celebração e emoção que o curta-metragem busca ter.

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