Faixa a Faixa: “Despertador”, de Leo Cavalcanti
Não é de hoje que Leo Cavalcanti tem a admiração de muitos dos pavezeiros. Ele nos conquistou com seu Religar (2010), um disco que se mantém relevante em nossas playlists e discotecagens até hoje, com sua poesia de fácil identificação e timbre vocal pra lá de agradável.
Assim que Despertador saiu no dia 11, nós sabíamos que precisávamos dar a devida importância ao lançamento, que está disponível para download gratuito até 10 de abril no www.leocavalcanti.com.br. Daí, alguns pavezeiros se uniram para comentar faixa a faixa este álbum que certamente vem também sem “data de validade” e ouviremos por muito, muito tempo.
Aproveite e comente também suas impressões dos discos, estamos super curiosos pra saber o que você achou! Vamos lá, dê o play e sonhe conosco.
1. Despertador
“Levante que agora o coração é o novo comandante” – essas são as primeiras palavras ditas por Leo na canção. Dito isto, feche os olhos, coloque o seu corpo para dançar, desperte e embarque para dentro de si. Nunca uma abertura soou tão relevante e leve, ausente de qualquer tipo de determinação. É só amor, só amor! (por Rômulo Mendes)
2. Só Digo Sim
Se eu pudesse descrever essa música no papel, com certeza, eu faria um desenho animado. A batida é alegre e contagiante. Mesmo com uma vibe positiva, a letra é algo que te faz refletir: “Agora que já sei um pouco mais, dizer meus nãos pra nunca mais pegar a contramão do meu coração”. Sinto que seja uma canção sobre superação ou sobre um pessoa que agora se conhece e sabe o que é o melhor para ela mesma. Talvez esse seja o motivo pela batida tão alegre. (por Carolina Reis)
3. Sonho Parasita
Sabe aquela música que você coloca no repeat quando está dentro do carro e fica cantando, cantado, assimilando tudo que você vê à sua volta? Observando as pessoas e imaginando “de que lado você está?”. Daí, você esquece de tudo e só quer saber de escutar essa batidinha gostosa de novo! Pa pa ra pa! Huulll! (por Soraia Vieira)
4. Leve
A música do trocadilho. Com os tempos bem marcados, a canção já começa com o refrão, algumas estrofes aparecem, mas ainda assim a palavra ‘leve’ aparece repetidas vezes. A dúvida inicial é: leve, de pouco peso, ou leve, de levar embora? Mas logo isso fica esclarecido, é só ouvir com calma. (por Marcel Marques)
5. Inversão do Mal
Em Inversão do mal, Leo bate forte na resiliência. Destila o mal até virar bem, esgarça sua prisões até que virem liberdade. Faz ao mergulhar dentro de si, afinal, é lá que toda transformação acontece. (por Anna Rinaldi)
6. O Momento
O Momento é uma canção etérea, linear, que faz da letra um grande artifício para a beleza. É uma música simples, com um toque eletrônico, que tem um potencial gigantesco pelo sentido e pela formação de palavras que remetem à poesia. Uma das melhores faixas do álbum. (por Guilherme Canedo)
7. Get a Heart
Aquele momento que você pensa: quem canta essa música mesmo? Yeah, definitely you get my heart and my attention! Leo trouxe nesta música uma originalidade bem diferente das demais músicas do álbum, uma sonoridade menos “abrasileirada” e mais puxado para o pop internacional. Seguindo esta linha, toda a música é interpretada em inglês. Super cool! (por Soraia Vieira)
8. Tudo Tem Seu Lugar
O resumo do que é a vida. A faixa provoca filosoficamente uma questão humana primordial: a busca pelo sentido da vida e de tudo que nela ocorre. Lenta, envolvente e provocativa, a canção simplesmente nos faz refletir que a vida nada mais é que o velho clichê da Montanha Russa, marcada por altos e baixos, prazeres e dores – faz parte do ser humano, faz parte da nossa história. O amadurecimento vem do paradoxo de emoções e situações nas quais somos submetidos e muitas vezes não sabemos como lidar, principalmente com sentimentos ruins. Com maestria e objetividade, Cavalcanti nos conta que nem tudo é ruim ou bom exclusivamente, e que, como todos aqui, ninguém pode se eximir do aprendizado em si que é existir. (por Matheus Pinheiro)
9. Sua Decisão (Ser Feliz e Contente)
Muitas vezes, usamos a música como uma companheira. Com Sua Decisão não vai ser diferente em suas melodias e principalmente na letra, que tem um quê de ensinamento, ou até mesmo lembrança, de quem realmente somos e que é possível ser feliz e contente sem se conter e sem se esconder da escuridão. Essa música é infinita, não cabe nas minhas palavras, transborda, é muito mais mar que sentimos de corpo e alma do que concreto. (por Rômulo Mendes)
10. Amoral
Léo achou engraçado confundir nossas cabeças com as canções. A faixa que fecha o disco é bem tranquila, com bastante percussão, porém sem muita variação. Com uma letra interessante que diz que o destino é “faminto e amoral”, mas o que será que é “amoral” para ele? (por Marcel Marques)
Curta mais de Leo Cavalcanti no Música Pavê