Especial 2024: Grandes Shows do Ano

Quantos elementos compõem um show? Quantos são os fatores que te fazem viver aquela apresentação de uma forma única? Estar presente de corpo inteiro faz com que a experiência da música ao vivo seja ainda mais subjetiva do que a de um disco. Afinal, cada corpo reage de um jeito e ela só pode ser acessada novamente pela memória.

Para apontar os grandes shows de 2024, a equipe do Música Pavê entendeu que é impossível comparar a experiência única que cada um tem nas casas, teatros e festivais. Ao invés de uma votação, cada um comenta aqui uma performance que testemunhou e cuja lembrança está entrelaçada com a maneira que experimentamos a música ao longo do ano.

Acompanhe o Especial 2024 do Música Pavê

Hyldon + Tássia Reis + Sandra Sá

Três personalidades distintas, até mesmo de diferentes gerações, reunidas no palco do Coala Festival para celebrar a música que têm em comum. A voz de Tássia, as composições de Hyldon e toda a potência que é Sandra no palco (ou em qualquer lugar) entregaram juntas um show inesquecível com um momento ainda mais memorável: A comoção coletiva que é cantar Na Rua, na Chuva, na Fazenda em um côro de milhares de pessoas emocionadas pela força da canção. (André Felipe de Medeiros)

Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal é um gênio alagoano aclamado no mundo inteiro. Com 88 anos e tendo passado por cirurgias recentes no coração, eu não esperava mais ver shows dele tão enérgicos quanto foi o do Festival Carambola, em Maceió, no último 15 de novembro. A apresentação marcou o retorno do artista aos palcos depois de um afastamento médico e mostrou o melhor dele, incluindo sons em copos d’água e em berrantes, num palco que tinha seu nome, e com uma multidão de conterrâneos apreciando. De quebra, o Carambola ganhou uma música composta pelo mestre e uma partitura toda colorida, uma obra de arte. Inesquecível! (Lili Buarque)

Ana Frango Elétrico convida Marina Lima

Quando vi a atração Ana Frango Elétrico convida Marina Lima no line up do festival Vozes, pensei: “Que inusitado!”. Esta análise caiu por terra assim que Marina entrou no palco de surpresa para cantar Insista em Mim, com a música já em execução. Muito bonito ver uma das maiores expoentes da música brasileira contemporânea cantando com uma das que parece ser das suas maiores referências para concepção de seu último álbum. Como as músicas do repertório de uma se encaixavam no da outra! Que showzaço!  (Diego Tribuzy)

Planet Hemp

Ver a história sendo escrita na frente dos seus olhos: Foi esse o gostinho que ficou na gravação do DVD de 30 anos da banda. Duas semanas após o STF descriminalizar o porte de cannabis, uma conquista histórica para uma pauta que o grupo defende desde o dia 1, somando isso à presença de um time astronômico que inclui Black Alien, Seu Jorge, Emicida, Pitty, Criolo, BaianaSystem e Dead Fish. Não poderia ser diferente: Catarse absoluta. (Nuno Nunes)

Lenine + Marcos SuzanoAniversário de 30 anos do álbum Olho de Peixe

A verdade é que os caras tiraram até a chuva pra dançar nesse show. Não houve um vivo átomo que não tenha balançado e alegrado e vibrado num raio de um pôr-do-sol em torno do palco. Um dos momentos de maiores fluxos de conexões múltiplas que eu já vi num show. Foi brilhante, porque tudo brilhava: O pandeiro de Suzano, o canto de Lenine, os sorrisos no público. Ainda rolou uma canja de Hoje Eu Quero Sair Só. Um sonho. (Vítor Henrique Guimarães)

Acompanhe o Especial 2024 do Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.