Entrevista: Scarcéus
Uma das bandas que vem provando que Minas Gerais é a terra do Pop Rock é a Scarcéus. Na ativa desde 1994 e com um Rock In Rio no currículo, seu último disco Assim Como Você cruzou o Atlântico e colocou a balada Seu no terceiro lugar em Portugal, após clipe caprichado comandado por Fred Mayrink e estrelado por Raphael Viana e Suzana Pires. Conversamos com Henrique Papatella, vocalista e co-fundador da banda, sobre o videoclipe e o momento na carreira em que a banda se encontra.
Música Pavê: Vamos começar falando sobre Seu. O que esse clipe significa na carreira da carreira da Scarcéus?
Henrique Papatella: Significa muito! Foi praticamente o ponto de partida dessa nova fase da banda. Várias pessoas estão nos conhecendo somente agora, através desse clipe. A aceitação está sendo bem legal.
MP: Como foi a concepção do roteiro e as escolhas da produção? Vocês participaram dessas decisões?
Henrique: O roteiro foi ideia minha e contou com algumas opiniões do João Márcio, baixista do Scarcéus. O Fred Mayrink, que dirigiu o clipe, fez as adequações finais.
MP: E a escalação do Raphael Viana e da Suzana Pires no elenco, como aconteceu?
Henrique: Foi através do Fred, que estava trabalhando com eles na novela Araguaia.
MP: Você gosta de videoclipes? Sua descrição no site oficial da banda diz que você é fã de cinema, então imagino que curta clipes também.
Henrique: Adoro clipes e cinema. Nosso show tem várias interferências visuais em vídeo que “linkam” com diversas situações inerentes à nossa trajetória e aos conceitos que norteiam nosso trabalho.
MP: E quanto esse seu amor ao cinema influencia suas composições?
Henrique: Não sei dizer o quanto, mas certamente influenciam. Um filme, um livro, uma imagem… As sensações que outras manifestações artísticas proporcionam já serviram de inspiração para algumas de nossas músicas.
MP: Além de músicos, os quatro integrantes da banda tem experiência em produção musical. O que isso implica na dinâmica de trabalho de vocês não só dentro da banda, mas também com a gravadora e outros profissionais envolvidos com a Scarcéus?
Henrique: Isso ajuda muito! O Augusto (Nogueira, guitarrista) produziu integralmente nossos três últimos álbuns. Realmente, isso dinamiza muito o nosso trabalho. Assim Como Você, nosso CD que está saindo pelo selo Midas Music, foi entregue praticamente finalizado para a gravadora.
MP: E sobre o sucesso em Portugal, como vocês enxergam e se sentem com esse acontecimento?
Henrique: Acho que esse processo ainda está muito no início. Ficamos felizes com todas essas perspectivas, mas temos ainda muita coisa pela frente. Tanto lá, quanto aqui (risos).
MP: Não é raro vermos bandas brasileiras fazendo sucesso por lá, mas por que você acha que ouvimos pouca música portuguesa por aqui?
Henrique: Já me fiz essa pergunta… Não sei te responder! Às vezes, parece que o sotaque dos portugueses nos é menos familiar que o espanhol.
MP: E pro segundo semestre de 2011, o que podemos esperar da Scarcéus?
Henrique: Tem muita coisa engatilhada. Esperamos aproveitar todas as oportunidades que aparecerem e levar o nosso som ao maior número de pessoas que pudermos.
Seu
Leia mais entrevistas exclusivas no Música Pavê