Entrevista – Dead Fish

Me encontrei com a banda capixaba Dead Fish no camarim de uma tradicional casa do hardcore em São Paulo. Em meio ao alto volume que vinha da apresentação que acontecia no palco, Alyand (baixo), Rodrigo (vocal), Philippe (guitarra) e Marcão (bateria) se preparavam para encerrar a noite de shows e pudemos conversar sobre o videoclipe Autonomia e os próximos passos da banda – que completa 20 anos em 2011.

Música Pavê – Como foi o envolvimento de vocês com a concepção do videoclipe Autonomia?

Rodrigo – O Flávio Bá é um cara que  a gente já conhece há muito tempo, eu pelo menos já acompanho alguma coisa do trabalho dele com as bandas, os desenhos e tal, e aí a gente fez a capa do [álbum] Contra Todos com ele e, na sequência, a gente já teve a idéia de ter um clipe de Autonomia com aquela concepção dele – americana branca dos anos 50 – e aí eu acho que colou, porque aparecem os elementos que estão na capa do CD.

Philippe – Dá continuidade, né? Continua o que começou na arte do CD. E ficou legal, é um dos clipes que a gente mais gosta.

Alyand – É simples trabalhar com caras como o Bá e com o Tagori, que conhecemos há muito tempo. Eles conhecem bem a banda e conseguiram entender a nossa idéia, o que a banda realmente queria. Então foi bem fácil trabalhar e é por isso que gostamos tanto desse clipe. Espero fazer mais um com eles, mas foi um processo bem simples, quando os caras conhecem a banda há mais de dez anos, não tem como não ser assim.

MP – E clipe novo, vocês tem alguma previsão de quando vão fazer?

Rodrigo – Existe uma promessa de videoclipe novo aí que foi adiada, mas a gente quer botar isso em prática, de repente pra fechar esse trabalho aí, o Contra Todos.

Alyand – Talvez continuar trabalhando o Contra Todos até o final do ano, aí lançar clipe e entrar no estúdio pra gravar o disco novo.

MP- Daqui pra frente, quais os planos da banda?

Alyand – Estamos no início do processo de composição de um disco novo, tá bem no embrião, as idéias estão chegando ainda, eu e o Philippe dividindo as idéias com o Marco, o Rodrigo escrevendo… Então a idéia é, até o final do ano, ter algum material pronto pra gravar um novo disco e estamos pensando num DVD de 20 anos, talvez, porque o Dead Fish faz 20 anos no ano que vem e queremos fazer algo especial pro nosso público. A idéia ainda não tá fechada, pode ser ou um disco novo, ou um DVD, vamos amadurecer mais um pouco isso aí, mas o público pode esperar por alguma coisa nova.

A animação Autonomia, dirigida por Flávio Bá e Tagori Mazzoni, leva o hardcore à metade do século 20 com inúmeras referências tanto ao movimento, quanto à época. O fato é que a iconografia americana do período parece ser um alvo delicioso de corrupção. Em nossos dias, até incomoda ver tamanha perfeição no modo de vida que as imagens tentam mostrar. Daí entra o hardcore, que dá um fim a toda a plástica artificial, em colagens animadas que conseguem protestar destruindo os ícones sem cair no sadismo e, ao mesmo tempo, seguem o otimismo e a positividade da letra. A banda fica, literalmente, em segundo plano, participando do massacre à aparente perfeição com a arma que tem: sua música. O resultado é excelente e você confere logo abaixo.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on “Entrevista – Dead Fish

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.