Entrevista: Chicano Batman

foto por george mays

“E aí, tudo bem?”, disse Bardo Martinez em excelente português assim que a ligação começou. Com bom humor e simpatia, o vocalista da banda Chicano Batman logo contou do tempo que passou na Bahia, de como conhece Russo Passapusso e BaianaSystem desde a época de Ministério Público e de como não vê a hora de fazer um show por aqui.

Foi uma espécie de surpresa anunciada, já que o grupo nunca escondeu sua relação com o Brasil, principalmente com a Tropicália. Formada na capital mundial da cultura pop (Los Angeles) por quatro latinos, a banda entende e aprecia os trabalhos periféricos e como eles dialogam com o que está em voga.

Tudo isso se reflete diretamente em Invisible People, seu recém-lançado quarto álbum. Não à toa, esse foi o tema principal deste bate papo de Bardo com o Música Pavê.

Música Pavê: Logo que ouvi que o título seria Invisible People, logo pensei em questões de inclusão, igualdade e outras pautas que temos discutido ultimamente. Qual a importância que Chicaco Batman vê de participar desse diálogo:

Bardo Martinez, Chicano Batman: Sim, é muito importante. Essas questões são pertinentes ao cotidiano de todos, quer você tenha essa consciência ou não. Nós todos navegamos pela sociedade através de uma história bastante complexa que nós todos temos que lidar. Para mim, era importante comunicar a mensagem de que isso se aplica a todos. Mesmo se você estiver no 1% mais rico, você é influenciado por essa psicose, porque nós todos carregamos os delírios da sociedade. Porque a maneira com que nos tornamos uma sociedade civilizada tem muito peso e trauma enraizados. Como banda, somos apenas quatro caras que querem fazer algo positivo. Estamos aqui para fazer um som legal, mas também para podermos nos posicionar com essas questões dentro de nossos contextos. Nossas músicas fazem declarações sobre nossos conceitos e vivências raciais, porque o que queremos é entregar uma visão de mundo realista para as pessoas. Se você é de Los Angeles, entende bem o que estamos falando. Já se você é de São Paulo, por exemplo, vai interpretar com base no que entende do mundo aí. E isso é válido. Nos entendemos como uma espécie de experimento social, porque nós quatro viemos de contextos diferentes e falamos sobre o que compartilhamos. Isso é algo que os artistas do mainstream não necessariamente querem falar. Essas questões de identidade são sempre sugeridas, mas nunca muito analisadas. Mas é algo que está evoluindo. Com esse álbum, fizemos questão que a mensagem viesse acompanhada de um som mais pop, algo que você quer dançar assim que ouve.

MP: Isso foi algo que eu notei, essa cara mais despretensiosa no som. Penso que é um movimento de bandas que estão na ativa há algum tempo e sabem que podem relaxar um pouco e fazer algo bem feito que seja também simples.

Bardo: Sendo honesto, esse álbum teve um direcionamento vocal e lírico de significado bastante substancial. Em segundo plano, nossa ideia era fazer sons que fossem fáceis, de fácil assimilação, algo bem pop mesmo. É como se fosse um Cavalo de Troia, sabe? (risos) As pessoas curtem e só depois percebem que aquela música palatável, bem chiclete, veio com uma mensagem dentro. Me faz pensar em uma vibe Caetano Veloso, de fazer algo pop, mas com um clima insurgente, com alguma estranheza para comunicar uma coisa maior. Isso é algo que sempre nos inspirou muito, essa vontade de mandar uma mensagem através da música. É o que está no núcleo do nosso éthos.

MP: Isso é algo que eu queria conversar com você. Sei que a Tropicália sempre foi uma referência para Chicaco Batman, e tenho a impressão que isso acontece com ainda mais força em Invisible People, seja na escolha dos timbres, no clima psicodélico ou mesmo na liberdade de unir muitas referências.

Bardo: Interessante você dizer isso. Nós mencionamos a Tropicália desde o começo porque essa inspiração é real, mas me cansa perceber que, por exemplo, a Rolling Stone não sabe o que isso significa e publica só porque viu no release de imprensa. Nós nunca sabemos o quanto o entrevistador conhece a música brasileira. E sim, os tropicalistas fizeram coisas incríveis – Caetano, Gil e todos aqueles que me impressionaram na literatura e no cinema. Terra em Transe, cara. Todos eles estavam discutindo políticas raciais e o capitalismo global, mas fazendo isso de uma maneira muito crua e rítmica. Eu comparo a Tropicália ao hip hop, ou à arte de vanguarda. É colorida, é bela, é inspiradora… (falando em português) tem muita presença espiritual, é capoeira, é história, é tudo isso. (Voltando ao inglês) Brasil é uma grande inspiração no geral desde que eu era criança e ouvia Tom Jobim – que ele descanse em paz.

MP: Voltando a falar sobre Invisible People especificamente, eu notei uma cara bastante contemporânea no tratamento do som, nos espaços em branco nas músicas, diferente das camadas tão preenchidas de antigamente. Como foi chegar a essa sonoridade?

Bardo: Quando estávamos produzindo o álbum, estávamos ouvindo as sugestões do Spotify e do iTunes para sacar o que era tendência hoje. Está muito claro que os beats chamam muita atenção hoje em dia. Todo mundo quer curtir um som mexendo a cabeça para frente e para trás, sabe? Muitos artistas fazem isso de um jeito suave, meio vaporwave, como Kaytranada, Mac Demarco… Mas nós tentamos fazer um som legal para festivais. Aquele que você toca no palco e todo mundo ali sente. Percebo que as maiores inspirações hoje em dia são sons dos anos 1970 e 80, como o funk e nomes como George Michael e Wham, porque isso é divertido e dançante. E nós também queremos isso, fazer um som legal para o pessoal sair para dançar.

MP: Como é para você a experiência de ouvir seus primeiros trabalhos hoje em dia?

Bardo: Sinceramente? Eu, como vocalista, ouço aqueles discos e não suporto minha voz (risos). Ao longo dos anos, você se torna mais crítico. Você melhora, aprende outras técnicas… Nosso primeiro disco foi uma demo que produzimos nós mesmos. Tenho muito orgulho dele, porque eu não cantava bem, mas nós nos arriscamos a colocar no mundo algo nosso, sem dar a mínima para nada. Tenho hoje muito amor por artistas que expõem essas suas vulnerabilidades. Nós nos desenvolvemos aos olhos do público, o lance é você ser sincero e fazer as coisas com orgulho. Mas, voltando aos primeiros discos, eu ainda acho o baixo muito foda, eu amo a forma como gravamos. E eu percebo que cresci também como produtor, não só como vocalista, e agora aprecio mais ainda esses detalhes. E você, o que pensa quando ouve nossos primeiros discos?

MP: Fiz questão de perguntar sobre seus primeiros trabalhos justamente porque estava pensando aqui em um paralelo. Da mesma forma que Invisible People me soa contemporâneo, aqueles discos têm uma cara muito icônica do começo da década para mim. Falo daquele indie volumoso, aquela vontade de ser experimental e percussivo. Você nota esse paralelo também?

Bardo: Uau, que legal que você enxerga assim. Eu não sei, o som que fazíamos tinha muitas mudanças de tempo e várias estranhezas ali no meio. Eu acho divertido. Nosso agente sempre comenta que nossos primeiros trabalhos eram descaradamente desencanados (risos), uma grande bagunça. Mas isso é algo que sempre esteve em nossas cabeças. Nós sempre quisemos que, como banda, nosso trabalho soasse grandioso.

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