Doze Lançamentos no Meio das Eleições
Belos clipes, letras politizadas, dia das crianças, relacionamento abusivo – o cenário musical brasileiro nos proporcionou tudo isso em um dos momentos mais conturbados da história do país. Entre bandas que estão começando e bandas de anos de estrada, temos aqui trabalhos sólidos, relevantes e que precisam ser ouvidos na atual conjuntura nacional. Mesmo que nem todas as canções nesta lista sejam sobre política, precisamos cada vez mais ouvir o que os nossos artistas tem pra falar, dando valor à nossa cultura.
Fica aí uma seleção de alguns dos lançamentos das últimas semanas, que você talvez não deu conta de acompanhar com tanta loucura acontecendo no Brasil.
Natiruts
Para os fãs de Natiruts que tem filhos, a banda lançou no dia das crianças o álbum Natibaby, que conta com faixas notórias do grupo em versões infantis. Parte do dinheiro arrecadado do disco será destinado para a creche Primavera de Joana, em Santa Luzia, Brasília. A banda também lançou as faixas Hoje Eu Quero Ouvir e Deriram, que estarão no próximo disco, I Love.
Terra Mãe
Ainda em ritmo do dia das crianças, o grupo lançou single e clipe emocionante para a faixa Criança, que estará em seu primeiro disco cheio. Parte da beleza do clipe fica a cargo da atriz mirim Luz, filha do baterista da banda.
Mário Wamser
O mineiro lançou a faixa Engole Com Angu, que integrará seu mais novo disco, ainda em processo de finalização. O single contém uma brasilidade dançante que versa sobre a busca por ter uma mente aberta.
Barcamundi
Os artistas da banda Barcamundi também antecedem um lançamento de disco com um single, Mãe. Tensões e relações familiares dão o tom dessa maravilhosa faixa, sempre transitando entre MPB e indie.
Selvagens à Procura de Lei
A banda lançou um single chamado Solidão Me Levou. Um pouco mais sutil que suas outras obras, a faixa carrega de forma acústica e pop a composição do guitarrista e vocalista Rafael Martins. Recentemente, também foi lançada uma releitura de Jamoga – faixa do primeiro disco da banda – com participação de Roberta Campos.
Vera Veronika
A música Genocídios, presente no DVD de 25 anos da rapper, ganha uma versão de estúdio com a participação de Nego Dé e Thiago Jamelão. A faixa é bem construtiva, dialogando sobre a morte da juventude negra, com frases pensadas por boa parte da população nos dias atuais.
Alabê Ketujazz
Unindo temáticas do candomblé com jazz, o grupo lança um curta metragem chamado Aguéré – A Caça de Odé. A animação é interessante, pois conta com uma narrativa inspirada na cultura naif e africana para tratar, entre outros temas, sobre o ciclo da vida.
Mantre
No começo do mês, a banda Mantre lançou clipe para a faixa Ápice do Prazer, presente em seu último álbum, Introspecto. O clipe traz uma beleza delicada que contrasta com os versos da faixa.
Jimmy & Ratz
O músico Jimmy London, conhecido por integrar a banda de rock Matanza, agora se une a artistas de irish punk. No primeiro dia do mês, lançaram uma gravação em estúdio, na qual apresentam a proposta da obra. A diversão e a porrada na sonoridade já está na estrada.
Mannequin Trees
O disco de estréia da banda capitaneada pelo artista Ícaro Reis teve seu lançamento no fim de setembro e traz uma psicodelia indie bem interessante, tendo boas letras que versam sobre os alter ego do músico.
Xana Gallo
No single Despertar, a artista Xana Gallo encerra o ciclo que conversava sobre relacionamentos abusivos. A faixa, inclusive, é mais solar que as demais, evidenciando assim essa fase de transição. Em breve, a cantora irá lançar um EP.
Arquivado em Artigos, destaque · Tags alabê ketujazz, barcamundi, jimmy & ratz, mannequin trees, mantre, mário wamser, natiruts, nego dé, selvagens a procura de lei, terra mãe, thiago jamelão, vera veronika, xana gallo