Dica de Musical: Apenas Uma Vez
Apenas Uma Vez (Once, 2006) é um dos musicais mais marcantes dos últimos tempos. Gravado todo com câmeras de vídeo semi-profissionais, iluminação natural e em locações reais, reflexos do baixo orçamento e do espírito de amizade dos realizadores, o filme conta uma história de amor diferente, protagonizada por um casal de personagens que não tem seus nomes revelados e unidos pela paixão à música.
Diferentemente do que costumamos ver em produções do gênero, aqui as pessoas não começam a cantar do nada. Pelo contrário, a música faz parte das cenas por ser um filme sobre músicos. Por mais liberdade poética que o diretor John Carney tenha, a maior parte das sequências musicais são diegéticas (ou seja, a música não está ao fundo como uma trilha sonora inserida na edição, mas ela faz parte da cena e os personagens estão cientes disso – até porque são eles mesmos que tocam).
Glen Hansard e Marketa Irglova, ambos da banda The Swell Season, são os compositores e intérpretes das canções e do casal em cena. A simplicidade dos planos e da produção confere um ar ainda mais humano à produção, criando uma atmosfera naturalista sem perder a sensibilidade. O uso quase constante de zoom nos traz para ainda mais perto deles e as performances tão emotivas das músicas só escancaram ainda mais essa aproximação.
As lindas músicas da dupla nos ajudam a conhecer mais dos personagens. Durante os diálogos, eles contam o que acontece, mas quando tocam, cantam o que sentem. Falling Slowly entrou para a história do cinema ao vencer o Oscar de Melhor Canção Original, além de uma indicação ao Grammy pela trilha sonora, ganhando assim maior visibilidade – o que é ótimo, já que Apenas Uma Vez é o tipo de filme que você assiste e não se satisfaz até todos ao seu redor também tenham visto, seja você apaixonado por música ou apaixonado como o casal principal.
Adoro este filme, adoro estes músicos!
Muito bacana o texto, pois ele realmente aborda o que é o filme. Para muitos, ‘Apenas uma vez’ ficou tão parecido com um documentário, que era comumperguntarem a Glen e Markéta e eles ficaram juntos no final.
Pingback: Sinta o Pulso: Glen Hansard grita alto | Música Pavê
Pingback: Cover: Glen Hansard canta Britney Spears | Música Pavê
Pingback: Markéta Irglová – Go Back | Música Pavê
Pingback: Glen Hansard ao vivo no SXSW : Música Pavê
Pingback: 5 Atores que são também Cantores : Música Pavê
Pingback: Roo Lemes, da Sutileza à Revolta : Música Pavê
Pingback: Markéta Irglová lança a música “Worth the Wait” : Música Pavê