Daniel Johns: Reinvenção para Carreira Solo
A trajetória de um artista é sempre marcada por períodos. Bons ou ruins, experimentais ou em uma zona de conforto, depende das inúmeras interpretações que fazemos. Entretanto, é inegável dizer que mudanças são, acima de tudo, necessárias para manter a criatividade e a produção em alta. Portanto, são saudáveis.
Não vejo problema algum, por exemplo, quando um músico começa sua carreira – especialmente quando ele a inicia nos seus 20 e poucos anos – produzindo um estilo de música, vertente de suas influências, seja ela qual for, e mudar sua proposta artística com o passar do tempo e de sua experiência.
O caso que estou falando, especificamente, é de Daniel Johns, famoso por ser o vocalista da banda australiana Silverchair. O trio, que surgiu muito jovem e fez grande sucesso na época grunge, se desfez – ou pelo menos deu uma pausa – em 2011. Vários problemas fizeram com que o grupo acabasse, entre eles, problemas de saúde e pessoais de Johns, que já chegou, inclusive, a dizer abertamente que pensou em suicídio.
Depois de tanto tempo sem aparecer no mundo artístico, Daniel Johns começa, aos poucos, a mostrar uma nova faceta da sua música. Ele lançou recentemente o EP Aerial Love com quatro faixas. Segundo o próprio músico diz em entrevistas, este é um registro que precede um álbum completo que deve sair no segundo semestre do ano.
Entenda que o intuito aqui não é comparar as épocas, mas mostrar que um músico que se arrisca o tanto que ele está se arriscando é extremamente positivo. Como disse no início, mudanças são saudáveis, principalmente para pessoas que trabalham com criatividade.
A primeira amostra foi o cover ao vivo de Smells Like Teen Spirit no evento Beat The Drum. O vídeo teve grande repercussão na Internet, não só pela forma como o grande clássico da década de 90 foi desconstruído, mas, principalmente, por ter sido ele, Daniel Johns – teoricamente, um músico grunge que usa guitarras sujas e vocais fortes –, o responsável pela nova roupagem do hit do Nirvana.
O EP Aerial Love veio e comprovou a vertente que o vocalista estava seguindo. As quatro faixas remetem ao um moderno som R&B, com batidas eletrônicas, lentas e dançantes ao mesmo tempo. A produção de Joel Little, que trabalhou no álbum de estreia da cantora neozelandesa Lorde, provavelmente tenha contribuído, e muito, para o resultado final.
Johns também usa e abusa dos falsetes, concedendo um ar sofisticado para as melodias vocais. Fato este que, entretanto, parece não ter agradado fãs antigos de Silverchair, que preferem ver o músico nas suas características conhecidas.
Bobagem, a coragem de arriscar é admirável. Ele está propondo uma nova direção para si mesmo e para o seu público. Daniel não é o primeiro a se voltar a este estilo, aliás. Justin Timberlake e Arctic Monkeys – com o álbum AM – também mostram afinidade com o R&B cheio de falsetes. Embora os resultados finais sejam diferentes, os três bebem da mesma fonte e é possível ver similaridades.
Aeriel Love, o primeiro single a ser mostrado, ganhou um clipe no qual vídeo e música se completam e dão o toque sensual que a faixa merece. Não só ela, mas o EP completo e os próximos passos de Daniel Johns merecem atenção.
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