Cover: Caetano Veloso canta Joni Mitchell
Em 1977, a canadense Joni Mitchell, já famosa pelo seu som folk melancólico, lançou o disco Don Juan’s Reckless Daughter com maior liberdade para experimentar em suas faixas sonoridades diferentes das que vinha fazendo até então.
Uma das faixas, Dreamland, contava de lugares distantes da neve de sua terra natal, com areia africana e o sol na Amazônia, com vendedores de burros cortando cocos. Para sonorizar a tropicalidade da letra, Joni escolheu um arranjo vocal simples para coro apoiado totalmente em percussão.
O brasileiro Caetano Veloso escolheu essa canção para o álbum A Tribute to Joni Mitchell, lançado em 2007 com diversos artistas consagrados (como Prince, Björk, James Taylor, Elvis Costello e Sufjan Stevens) entoando sucessos da cantora. Em sua versão, Caetano arranjou violão, cuíca e uma bateria mais robusta para conferir brasilidade à música com sua maestria de sempre.
O arranjo surge naturalmente sem fazer muito alarde, conseguindo alcançar o estilo introspectivo das canções de Mitchell que ela fez questão de perder nessa composição. Ouça abaixo a versão original e a cover de Caetano Veloso.
Versão original de Joni Mitchell
Cover de Caetano Veloso
Veja mais sobre Caetano Veloso e conheça mais versões cover no Música Pavê