Cinco Músicas que Fazem 15 anos em 2014
As meninas que nasceram em 1999 estão prestes a escolher seus vestidos para os bailes de debutantes (isso ainda existe, né?), enquanto as músicas lançadas naquele ano já ganham toda uma aura nostálgica ao seu redor. Se para os cães um ano nosso equivale a sete, a indústria musical faz com que cada doze meses se pareçam pelo menos uns três anos para os hits, já que o número de lançamentos encurta a “vida útil” que uma canção tem na frequência de sua transmissão ou em nossa memória.
Quinze anos depois, estas músicas despertam lembranças e um senso crítico renovado – talvez você as ouça hoje e elas sejam melhores ou piores do que na época em que foram lançadas. Faça o teste e comprove.
##Silverchair – Ana’s Song (Open Fire)
Sua luta contra a anorexia levou o vocalista Daniel Johns a escrever esta balada tensa na qual a doença é personificada sob o nome Ana. Quando virou um hit, seu significado pode ter sido perdido por muita gente que ouvia a música sem se tocar na maneira fúnebre com que a guitarra canta a melodia ou na interpretação “pós-grunge” do vocalista. Vale reouvir com o coração na mão na hora de versos como “and Ana wrecks your life like an anorexia life”.
##Macy Gray – I Try
Quando Macy Gray lançou esta música, ela já tinha alcançado um certo renome junto à crítica com seu álbum On How Life Is e o single Do Something, mas foi com este single que ela conquistou a todos de uma vez, incluindo um público enorme ao redor do mundo. Virou “música de novela” por aqui, mas essa “categoria” não pode te impedir de curtir a balada romântica sobre alguém que não consegue por nada terminar um relacionamento.
##Los Hermanos – Anna Júlia
Uns amam e outros amam odiar, mas o fato é que Anna Júlia é um dos maiores hits do rock (ou “pop rock” ou como você quiser chamar) brasileiro recente – e há quem diga que foi o último. Hoje, ela continua com sua cara juvenil e ingênua e provoca ainda mais sorrisos quando percebemos o quanto ela difere das outras composições que os músicos trabalharam ao longo dessa década e meia.
##Madonna – Beautiful Stranger
Depois do estrondoso e vanguardista Ray of Light, teve gente que chegou a pensar que Madonna não faria mais um hit pop daqueles. Foi aí que entrou o convite para a rainha do pop escrever o tema do segundo filme da franquia Austin Powers e o resultado não poderia ter sido melhor: É a parceria com William Orbit (a mesma de Ray of Light) sendo usada para um hit pegajoso e cheio de qualidade.
##Ricky Martin – Livin’ La Vida Loca
As questões étnicas nos Estados Unidos, após décadas debatendo a condição dos negros no país, de repente precisaram dar conta de um outro enorme grupo imigrante que começava a ganhar força e necessitava maior representação na indústria cultural. A cubana Gloria Stefan já não dava mais conta do recado sozinha e Jennifer Lopez entrou em ação para roubar a atenção de mulheres que queriam ser como ela e homens que queriam tê-la. Em meio a isso, Ricky Martin, com a bênção de Madonna, lançou uma das músicas mais dançantes da cultura pop recente e deixou a comunidade latina dos EUA e além dele orgulhosa com um #1 nas paradas por tantas semanas consecutivas.
Curta mais listas 5+ no Música Pavê
Só tinha quatro/cinco anos e só me lembro dos hits escrachados que foram ‘Anna Julia’ e ‘Livin la vida loca’! hehe