Cinco Bandas Brasileiras para Ouvir em 2019
Em um momento tão incerto para a produção cultural do país, os artistas vão dando a cara e o suor cada vez mais, e entregando trabalhos dignos de reconhecimento mundial. Uma das últimas listas publicadas pelo Música Pavê foi sobre artistas que marcaram os últimos anos no cenário brasileiro, e esta nova oferece alguns nomes que podem um dia se juntar àquela trupe. São apenas cinco dentre as muitas coisas acontecendo de norte a sul no Brasil, mas serve de início para um ano em que o site continuará acompanhando de perto os sons que ninguém pode perder.
Mental Abstrato
“O mar mudou desde a última vez que eu vim aqui” – realmente, muita coisa mudou nos últimos oito anos em que os paulistas não lançaram um registro cheio, e se faz muito necessário atualmente. Regado a muito Jazz, Hip Hop e Afrobeat – uma combinação perfeita – o disco Uzoma nos leva para uma viagem gostosa e experimental. O nome do recente trabalho significa no dialeto africano Igbo “o bom caminho a ser percorrido”.
Matheus Torreão
Uma das obras mais incríveis de 2018 foi Disco de Estreia – o nome do álbum é muito maior e não cabe aqui – do pernambucano Matheus Torreão. O álbum carrega uma MPB bem contemporânea e dançante, acrescentando em muito à música brasileira. Sobre amores, relações e sociedade, as letras são tão inteligentes quanto as construções melódicas. Uma boa dica para quem acompanha a produção de hoje que remete a nomes como Caetano e afins.
Viratempo
A banda, que transitava pelo folk, deu uma virada para o synthpop dos anos 1980 e entregou o disco Cura no fim de 2018. Foi uma escolha interessante que dialoga com a estética atual de revisitar aquela década, com faixas no disco que poderiam estar, por exemplo, em Stranger Things.
Bolhazul
A banda brasiliense Bolhazul lançou seu primeiro registro cheio em 2018, o álbum Florescer. Envolto de uma aura poética que bebe tanto de mitologias quanto de referências artísticas mais diversas, é um ótimo disco trabalhado em melodias alternativas densas, nas quais o contraste do leve com o pesado entrega uma bela obra. Uma boa pra quem gosta de Scalene.
The Zasters
Os amantes de Far From Alaska vão gostar da banda paulistana The Zasters. Com um EP lançado em 2017, This Is a Disaster, o grupo mostrou ótimos riffs de guitarras e cada instrumento atuando de forma independente em um indie bem dançante, sem abandonar um certo peso.
Veja mais listas publicadas pelo Música Pavê