Batalha de Clipes: Terror Trash
O Halloween está chegando e, por mais que nós, brasileiros, não estejamos acostumados a comemorar o 31 de outubro, o Facebook tem contribuído para que nós comecemos a curtir cada vez mais essa data. É claro que de um jeito mais “abrasileirado”, com festas a fantasias ou simplesmente assistindo um bom filme de terror.
Então, para entrarmos no espirito do Dia das Bruxas, escolhemos um clipe de terror trash para ter graça. Esses filmes são caracterizados por serem ruins, muito ruins, tão ruins que chegam a ser bons. No lugar de sangue, groselha, maquiagens um tanto quanto ‘fakes’ e risadas garantidas.
Como sempre, não conseguimos concordar com o Perdidos no Ar sobre qual é o melhor vídeo do tema, daí mais uma lendária e épica Batalha de Clipes! Por mais que o assunto seja meio “gringo”, o Música Pavê escolheu um clipe brasileiro:
Pitty – De Você
Confesso que curto muito o trabalho da Pitty e a música, De Você, parte do segundo álbum da cantora, Anacrônico. Por mais que sempre acompanhe os singles lançados pela banda, só descobri que esse clipe existia quando comecei a pesquisar clipes trash.
O vídeo começa com um médico, com jeito de ser um pouco louco, injetando um líquido verde em um corpo já com cara de zumbi. Junto dos primeiros acordes da música, o morto-vivo mata seu criador.
Assim, outros vários começam a aparecer. Bocas sujas de sangue, pálidos e com os olhos brancos. O ponto alto do clipe é o momento em que, fugindo do galpão, um zumbi corta a jugular de um soldado, ou algo parecido. As mortes são congeladas e logo depois aparece um desenho que dá uma dramatizada.
Mas eu digo que essa é a parte mais legal do clipe, porque logo depois aparece o sangue jorrando do pescoço do cadete. Os zumbis conseguem chegar até onde a banda toca, sã e salva, até então. E, no final, terminam todos sendo “convertidos”, em um clima meio Família Adams, com direito a trovões.
A simbologia do clipe é extraordinária. A letra da música diz que toda segurança e proteção não vai salvar o homem dele mesmo. É um discurso já meio batido no meio das letras da Pitty, porém, ainda assim nos faz pensar que é verdade, pois “quando o caos chegar, nenhum muro vai te guardar de você”, diz o refrão.
É legal ver que a banda está tocando em um galpão, cercada de redes e grades, sendo protegida por mesas e cadeiras. Em cima do amplificador do guitarrista, Martin, vemos várias imagens de santos, tanto em fotos quanto estatuetas. O que nos leva a entender que nenhum recurso de segurança ou até mesmo a proteção divinal irá nos defender, de nós mesmos.
Então, graças ao conjunto da obra, música, história, imagens, sangue, maquiagens e mensagem, nós consideramos De Você da Pitty um ótimo clipe de terror trash. Agora entre no site dos nossos amigos do Perdidos no Ar e veja que clipe eles escolheram. E feliz dia das bruxas!