“Baby It’s You”: Uma Música, Mais de Vinte Versões

smith

Uma música, mais de vinte e sete versões. The Beatles, Elvis Costello, The Carpenters, The Shirelle e Adele colocaram voz nessa bela canção de 1961. Sim, logo após Elvis estourar nos Estados Unidos e no mundo e em plena mudança de século, cuja separou o Rock’n Roll do Rock, surgiu essa música reproduzida até hoje.

Ana Maria Bahiana contou no Livro Clipping de Janis Joplin que, nos anos 60, o rock já estava morto e quem estava “por dentro” ouvia Blues e Jazz. Assim, o Rock ficou caraterizado por ser mais honesto, ele era encarado como um desabafo enquanto o Rock and Roll era dançante e considerado coisa de velhos.

Assim, em 1961, Baby it’s You foi gravada pelos Beatles e Shirelle, dando o start a uma bela música que iria sobreviver a várias décadas. A primeira versão, gravada pelo quarteto de Liverpool, é bem o estilo que estamos acostumados a ouvir, com direito a “chalalala” e os famosos “ooh” feitos pelos backing vocals.

Oito anos se passaram até que, em 1969, a banda Smith decidiu regravar a música. Esta é a melhor versão, para mim. Carregada de sentimento, berros e angústias, em um clima mais sessentista, com mais blues, mais vida. Esta versão foi escolhida para fazer parte da trilha sonora do filme Death Proof, dirigido por Tarantino.

O filme narra a história de um ‘maníaco’ que tem um carro a prova de morte. Duas histórias diferentes se entrelaçam e no decorrer do filme o que não falta são músicas. Baby it’s You foi tratada com muito carinho pelo diretor e interpretada à capela por uma verdadeira beldade.

Voltando a falar sobre Baby it’s You e suas versões infinitas, em 1970 The Carpenters a gravou novamente. A versão deles é uma mistura entre Smith e Beatles, o ritmo mais puxado para o blues e o vocal mais ameno.

Para finalizar, uma versão mais atual, cantada por uma das cantoras que conquistou um lugar ao sol na música atual. Adele também colocou sua voz nessa bela canção. Ela escolheu algo mais parecido com a música feita pelos Beatles. Infelizmente, ela economizou nos gritos, porém também tem sua graça.

Caso essas versões não tenham te deixado satisfeito, você ainda pode encontrar mais de vinte cantores e bandas interpretando a mesma canção. Quando terminar sua pesquisa, volte e nos conte qual foi a sua favorita!

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.