Atacando na Literatura: Morrissey Diz Escrever Romance

morrissey

Nesta semana, o ex-The Smiths Morrissey declarou estar escrevendo um romance. Segundo ele, o lançamento de sua autobiografia, em 2013, lhe rendeu mais sucesso do que qualquer single lançado por ele em sua carreira, mas não revelou o nome ou o tema do livro.

Felizmente, Morrissey não é o único a ter uma veia literária. Alguns músicos ultrapassam a barreira do som e mergulham nas histórias escritas para contar mais sobre suas vidas, suas carreiras e suas composições. Além de versos na melodia, eles também entendem de literatura, produção textual e até de romance.

Veja cinco famosos músicos que já publicaram livros e aprecie seu lado escritor.

##Tony Bellotto 

O guitarrista do Titãs estendeu os seus dedos da guitarra para escrever com paixão. São mais de sete livros policiais lançados, sendo que dois deles já foram adaptados para o cinema. O último livro, Machu Pichu, lançado em 2013, conta a história de uma família moderna em crise que passa a maior parte da história no trânsito. Para dar voz aos três personagens principais, Bellotto foi alternando a narrativa com a visão de cada um deles. Já vale a leitura só pelo estilo.

##Bob Dylan

O cantor norte-americano, conhecido por eternizar o estilo folk e escrever letras fantásticas, publicou em 1966 um livro intitulado Tarântula. Nessa época o músico editava o disco Blonde on Blonde que, assim como o livro, levavam o público a uma poética surreal complexa de entender. Nos anos 2000, Dylan lançou Crônicas – Vol.1, um livro de fragmentos autobiográficos escritos não somente para recordar uma vida cheia de acontecimentos, como para mostrar ao público o lado sem glamour da música. Ao que parece, mais dois volumes de crônicas serão lançados. É esperar para ler.

##Chico Buarque

Não se engane. Quem pensa que Chico consegue explorar toda a sua capacidade poética na música está desatualizado. Realmente, um dos maiores músicos da MPB possui um acervo rico em letras maravilhosas. Ainda sim, o músico se arriscou a escrever literatura pura. É o que vemos nos livros Fazenda Modelo e Chapeuzinho Amarelo da década de 1970; A Bordo do Rui Barbosa, livro publicado em 1981; Estorvo e Benjamin da década de 1990 e os últimos Budapeste e Leite Derramado.

##Caetano Veloso

Ninguém melhor do que o principal ícone da Tropicália para narrar a década da cultura e musicalidade de 1960. Caetano Veloso viveu o período intensamente, ao mesmo tempo em que marcava a música popular brasileira. Seu único livro, Verdade Tropical, é mais do que uma autobiografia, é um testemunho das manifestações culturais, da ditadura e da sociedade brasileira em transformação.

##Patti Smith

A musicista publicou, ao longo da carreira, alguns livros de poesia. No entanto, Só Garotos é que cativou o público. O livro narra a história de Patti, inclusive seu romance com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, além de retratar a contracultura da década de 1970. É um livro fascinante, principalmente para quem já gosta do período.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.