As Duas Minas do 5 Bandas

O “tamo junto” é lei no meio independente, o que gera parcerias em músicas e discos, assim como vários festivais por todo o Brasil. Hoje, 19 de julho, o Minuto Indie promove em São Paulo o 5 Bandas, evento que, como o nome já diz, reúne meia dezena de nomes relevantes para a cena em uma noite que celebra a boa música feita hoje em dia. Falando ao Música Pavê por telefone, Papisa e Gab Ferreira dividiram suas expectativas para a data e seus shows.

Para mim, isso é um reflexo dos tempos mesmo, de tirar um pouco a música da caixinha”, comenta Rita Oliva (Papisa) sobre a dinâmica de festivais, “a gente tem entendido que não é preciso separar bandas por gênero, porque todo mundo sempre soma”. Veterana desse tipo de evento, ela explica que “do ponto de vista prático, nem sempre é bom financeiramente, mas é super válido estar ali porque é um lugar com todo um cuidado de curadoria que as pessoas confiam. Sempre tem gente interessada em conhecer novas bandas, em trocar ideias e estreitar laços”.

Para Gab, que tocará nesta sexta pela primeira vez em um festival, esse trânsito de ideias é comum na carreira. Tendo lançado sua mixtape Lemon Squeeze em 2018, ela ganhou novo público também ao trabalhar com YMA e Viratempo. “O trabalho com YMA (Summer Lover) foi super importante para eu estar morando em São Paulo agora, foi o que me apresentou a cena”, comenta ela. “A troca de público no festival é muito legal”, conta a catarinense, “e vivenciar os processos das outras pessoas é muito daora“.

Isso tem a ver com a fase que ela está vivendo neste momento, “de pesquisa, de entender o que eu quero para as próximas coisas e para os futuros trabalhos, de experimentar entendendo novos sons”, o que é sempre beneficiado ao acompanhar shows de outros artistas. Rita, que desenvolveu o próximo álbum com o nome Papisa ao longo dos shows, é prova disso: “Tive muita experiência diferente em festival, desde show solo intimista no SXSW até show em cinco pessoas no Pic Nic e no Bananada. Me ajudou muito [na produção do disco], acho que é uma grande oportunidade de desenvolver o trabalho na estrada em palcos relevantes”. “Amadureci muito assim”, comenta.

De todos os shows no 5 Bandas – além delas, o evento conta com Glue Trip, Pessoas Estranhas e The Raulis -, as duas comentaram, sem a outra saber, que o que mais querem ver é a apresentação uma da outra. “Tô super curiosa pra ver o show da Gab”, disse Rita, enquanto a catarinense revela: “Quero muito ver Papisa, a única outra mina do festival”.

Como de costume nessas ocasiões, o festival dá chance ao público de ter um contato direto não só com as músicas, mas também com o cenário da produção contemporânea, de uma maneira mais ampla. “Todo mundo está vivendo um momento muito especial”, comenta Gab, “é óbvio que hoje eu consigo ver a cena de uma maneira mais realista, consigo ver as dificuldades e tudo o que entra dentro desse meio de música independente, mas acho muito do caralho que a gente consiga fazer tudo isso”.

Festival 5 Bandas

Com Gab Ferreira, Papisa, The Raulis, Glue Trip e Pessoas Estranhas
19 de julho, a partir das 20h
Estúdio Bixiga (Rua Treze de Maio, 825 Bela Vista)
Ingressos a partir de 25 reais na compra antecipada, 30 reais na porta

 

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.