“O Barulho da Lua”: História do DJ Anderson Noise narra mais do que sua biografia

“Sou mesmo um operário do tecno, porque não tenho medo de trabalhar” – O DJ Anderson Noise chegou à marca de 50 anos de vida e 30 de carreira junto ao título de “um dos nomes mais relevantes da música eletrônica de todos os tempos”. Essa última frase é da jornalista Claudia Assef, autora de O Barulho da Lua, livro que biografa toda a jornada do produtor mineiro – de quem vieram as aspas que abrem esse parágrafo.

Ambos falaram ao Música Pavê sobre a experiência de ver a biografia tomando forma, a partir das décadas de amizade entre os dois. “Se tem alguém que eu gosto e admiro, eu quero fazer alguma coisa junto”, conta Anderson, “e trabalhar com ela foi uma das melhores partes desse projeto. Porque ela é foda pra escrever, é uma pessoa foda, uma mulher muito guerreira”.

A autora conta que fez um “intensivão” com pessoas próximas ao DJ no período em que ficou em Belo Horizonte. “Sempre que me envolvo num trabalho desse, é muito difícil se eu não tiver um envolvimento de verdade com a pessoa. Eu não sou uma biógrafa que qualquer pessoa vai me chamar e eu vou topar. Eu realmente preciso ter um conhecimento da causa e me sentir parte daquilo, ou não vou me sentir com propriedade. Desse jeito, acho que acabaria se tornando mais um livro reportagem do que uma biografia. A minha história sempre se confunde na narrativa com a história da pessoa que eu tô biografando. Esse é meu olhar dentro do jornalismo, uma coisa mais pessoal mesmo”.

Ao longo desse levantamento de relatos para o livro, Anderson conta que ganhou uma nova perspectiva sobre sua carreira: “Eu pensava ‘poxa, naquela época, eu podia ter feito isso‘, mas hoje eu vejo que deu certo porque eu fiz assim. Esse processo te faz ver as coisas que fez e o que aprendeu para chegar aonde está hoje”. Um dos ensinamentos dessa jornada, segundo ele, foi o de que “se você não botar amor no que você faz, seja o que for, não vai dar certo. A gente vê muita gente hoje em dia empurrando as coisas com a barriga, e parece que tá dando tudo errado. Mas é porque não tá fazendo com tesão”.

Enquanto o produtor, inevitavelmente, observa sua carreira em primeira pessoa, Claudia oferece um olhar macro sobre a linha do tempo. Para ela, o desenvolvimento dessa história “está atrelado a vários momentos. No início, foram as festas Noise em BH, essa movimentação local. Depois, veio o momento em que ele começou a tocar em grandes festivais pelo Brasil e fora do país. Eu gosto de contextualizar bem pra que qualquer pessoa, mesmo que leiga no assunto, consiga ter um conhecimento do todo da história, por isso tive cuidado pra inserir a narrativa do Anderson dentro dos contextos”. Com isso, O Barulho da Lua ganha outro subtexto: O de documentar parte da cena eletrônica brasileira, um tema ainda obscuro para muitos no país. “É uma história que vem com um panorama da evolução da música eletrônica como brinde”, como a autora explica.

“Esse deve ser o terceiro livro focado num DJ brasileiro, não é algo muito comum pra gente”, conta Claudia, “e eu particularmente acredito que a história dele é muito interessante porque ele partiu de um background super humilde para um dos nomes mais relevantes da música eletrônica de todos os tempos”. Anderson compartilha da mesma perspectiva, que ele julga importante ser dialogada hoje em dia, quando “as coisas parecem ser muito fáceis no jeito como o mundo é mostrado. A pessoa vê seu artista favorito andando de jato, de helicóptero, de limousine, mas ele é um em um milhão”.

Sua história teve muitos apoiadores, mas o DJ cita seu pai como o maior importante deles. “Ele que disse ‘olha, ou você trabalha, ou não vai ter seus discos’ – então, lá fui eu pintar parede”, conta o artista, que continua: “Acho que minha história pode motivar a galera nova: Um cara que veio de família humilde, mas rodou o mundo. Você lê e fala ‘quando a pessoa quer, ela faz’”.

Lançamento do livro O Barulho da Lua

Data: 30 de Janeiro
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Olido (Av. São João, 473, Centro – São Paulo SP)  
Classificação: Livre
Ingressos: Entrada gratuita
Preço do Livro: R$ 40,00

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.