A Nova Cara da Música Country
Por mais folclórica que possa parecer, a música country tem, nos últimos anos, se reinventado e se feito cada vez mais acontemporânea, mantendo seus fortes vínculos com a cultura norte-americana sem perder seu posto entre os mais vendidos.
A imagem do cowboy com seu violão, usando chapéu e botas, tem dado cada vez mais lugar às belas moças de maquiagem e salto-alto. Ficam os vocais e guitarras chorosos de sempre, mas o campo parece cada vez mais distante desses artistas.
Carrie Underwood – Undo It
Cada vez mais perto ou do rock, ou do pop, o country trocou os pastos pelo sol e vida noturna de Los Angeles. Artistas como Carrie Underwood, Taylor Swift e o trio Lady Antebellum (que ilustram este artigo) são alguns dos nomes sempre recorrentes nas paradas de sucesso, grandes shows, videoclipes com orçamentos astronômicos e disputando cara-à-cara com astros do rock e rap em premiações como o Grammy nas categorias mais cobiçadas.
Lady Antebellum – Need You Now
Se no âmbito mercadológico as mudanças são ótimas, os mais tradicionais podem não achar tão positivo ter tantos elementos característicos da cultura do campo descartados em função de maior número de vendas. O efeito disso é, também, a faixa etária reduzida – justamente a fatia do mercado menos crítica culturalmente. Naturalmente, cada vez mais artistas de “raízes” surgem – seja no bluegrass, folk ou rockabilly – ainda que bem menos expressivos em popularidade e vendas.
Taylor Swift – Mine
Pingback: Coletânea: Vencedores do Grammy 2011 | Música Pavê