FNKU: Cultura Funk Para Compartilhamento
Com uma tradição de mais de 40 anos, os Bailes Funk do Rio de Janeiro ganharam a mais depreciativa das famas no decorrer das últimas décadas, em um daqueles processos de generalização em que algumas partes prejudicam um todo e acabam marginalizando um evento que faz parte integral da vida de uma parte da sociedade.
Foi para expor a cultura funk, em reação à proibição desses eventos nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro, que o coletivo FLAG se uniu à agência Dharma para criar o projeto FUNK YOU (ou apenas FNKU).
Ele reuniu 16 artistas que criaram obras para compartilhamento aberto e livre que promovem uma nova aproximação à cultura dos morros. São imagens que esbanjam musicalidade nos traços e nas referências imagéticas, às vezes derivadas de outra estética urbana, a do Hip Hop.
Como diz o site do projeto, você pode fazer camisetas, pôsteres ou reproduzir as imagens onde quiser. A ideia aqui é espalhar o movimento. Nas palavras deles, “se joga no ctrl + c ctrl + v”. Escolhi algumas das 16, você pode conhecer e baixar as outras (em altíssima resolução) no site oficial do projeto FNKU.
Curta mais de design no Música Pavê
da hora, léki.
Pingback: Mais Lidos e Vistos de Fevereiro/2013 : Música Pavê