FNKU: Cultura Funk Para Compartilhamento

FNKU

Com uma tradição de mais de 40 anos, os Bailes Funk do Rio de Janeiro ganharam a mais depreciativa das famas no decorrer das últimas décadas, em um daqueles processos de generalização em que algumas partes prejudicam um todo e acabam marginalizando um evento que faz parte integral da vida de uma parte da sociedade.

Foi para expor a cultura funk, em reação à proibição desses eventos nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro, que o coletivo FLAG se uniu à agência Dharma para criar o projeto FUNK YOU (ou apenas FNKU).

Ele reuniu 16 artistas que criaram obras para compartilhamento aberto e livre que promovem uma nova aproximação à cultura dos morros. São imagens que esbanjam musicalidade nos traços e nas referências imagéticas, às vezes derivadas de outra estética urbana, a do Hip Hop.

Como diz o site do projeto, você pode fazer camisetas, pôsteres ou reproduzir as imagens onde quiser. A ideia aqui é espalhar o movimento. Nas palavras deles, “se joga no ctrl + c ctrl + v”. Escolhi algumas das 16, você pode conhecer e baixar as outras (em altíssima resolução) no site oficial do projeto FNKU.

fnku fnku fnku fnku fnku fnku fnku fnku

Curta mais de design no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

2 Comments on “FNKU: Cultura Funk Para Compartilhamento

  1. Pingback: Mais Lidos e Vistos de Fevereiro/2013 : Música Pavê

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.