Charles Peterson: Fotógrafo do Grunge
Algumas bandas tem um fotógrafo favorito, outros fotógrafos tem bandas favoritas. No caso de Charles Peterson e Nirvana, não sabemos quem prefere quem. Perto da data de formação do grupo (lá pelos anos 80), Peterson, após se graduar, vai a Seattle e começa a fotografar as bandas que tocavam nos antros da cidade. Ali, conheceu Kurt Cobain e sua trupe.
Pelo que podemos ver nas fotos, Charles acompanhou o trio por muito tempo, desde seus primórdios com o baterista Chad Channing até a entrada de Dave Grohl na função. E assim, as fotos feitas por ele podem muito bem contar a história do início dos anos 90, principalmente porque o fotógrafo não ficou limitado apenas ao Nirvana, muito pelo contrário. Bandas como Pearl Jam, Duff, Fugazi, Soundgarden, Mark Lanegan e Dinosaur Jr, entre outras, já foram fotografadas por ele.
Encontramos uma fala de Peterson onde ele conta como era fotografar o astro do rock Kurt Cobain: “Ele tinha um rosto de uma estrela de cinema ou algo assim. Às vezes, se parecia com um sem-teto, mas, quando você tirava uma foto dele, ele simplesmente se transformava em uma pessoa linda”, o que fica fácil de perceber nas fotos.
E falando em Nirvana, nos primeiro dias deste ano, tivemos a felicidade de ver o que seria o último show da banda. Pelo visto o cineasta Dave Markey tinha perdido a fita e, numa faxina de fim de ano, a encontrou. Não viu o vídeo ainda? Dá um play aí que vale a pena!
Bônus: Courtney Love e a pequena Frances Cobain.
Curta mais sobre Nirvana e sobre fotografia no Música Pavê