A Arte de Exorcizar Cassetes
A Indústria Fonográfica cria muito mais do que música. Ela inventa ícones que marcam toda uma época e permanecem eternos por algumas gerações, ao ponto que alguns artistas podem ter seus retratos facilmente reconhecidos até por quem nunca ouviu suas canções.
A artista norte-americana Erika Iris Simmons, a iri5 do Flickr, fez uma série de retratos de músicos e outras figuras presentes no repertório popular (como Einstein e Marylin) utilizando um meio obsoleto, que é a fita cassete. Ironicamente, a figura dos artistas e suas composições permanecem vivas, enquanto esse formato entrou em declínio com o surgimento dos CDs e morreu de vez com o mp3.
“Imagino que todos nós somos, como cassetes, pensamentos enrolados em uma embalagem estranha”, diz a descrição do álbum em seu Flickr. Veja abaixo alguns de seus trabalhos e confira toda a série Ghost in the Machine neste link.
Curta mais conteúdo de artes visuais no Música Pavê
Simplesmente sensacional!
Eu particularmente gosto muito de tudo que envolve as fitas cassetes – acho que me lembram aquele tempo que, para guardar uma música que você gostasse sem comprar o CD, você tinha que gravar naquela fita cassete que deixava a postos na rádio. Mas esse trabalho em especial, com essa ideia de que estamos “enrolados” dentro de fitas ou outros desses estranhos “recipientes para guardar ideias”, é realmente muito cheia de poesia! Eu amei!
Pingback: Arte Reciclada | Churisco!
Pingback: Links da semana: Chico Science, país das maravilhas e hiper-realismo às avessas
Pingback: Arte Sustentável: 10 incríveis artistas que transformam lixo comum em arte | FalaCultura
Pingback: Arte Sustentável: 10 incríveis artistas que transformam lixo comum em arte |