Conexão Jamaica-Nordeste
Pegue a essência do reggae de Bob Marley e adicione ao forró/baião de Luis Gonzaga. Somando ambos, o resultando é o Bambas Dois, projeto que contém canções que unem os dois gêneros.
O responsável por essa brincadeira se chama BID – músico, compositor e produtor. O trabalho é a continuação do Bambas e Biritas Volume 1, em que na ocasião o produtor reuniu um grande time de artistas para se aventurarem em canções que valorizavam a base dos pedais instrumentais e os sintetizadores. Entre os nomes convidados estavam: Seu Jorge, Elza Soares, Black Alien, Arnaldo Antunes e Rappin‘ Hood.
O número dois foi lançando em outubro do ano passado, dessa vez os convidados se dividiam entre a Jamaica e o Nordeste, com nomes como a pioneira banda jamaicana The Heptones e o herdeiro do rei do reggae Kymani Marley integrando o lado jamaicano, enquanto nomes célebres como Dominguinhos, Chico César e Karina Buhr fazem parte do time brasileiro, sem contar ou outros grandes músicos que também dão o ar de suas graças ao longo do disco.
Música boa é a que tem qualidade, independente do estilo musical, e o projeto forro-reggae de BID consegue anexar bem à luta contra a supremacia de uma cultura em detrimento da outra. A diversidade é um dos caminhos para caminharmos na busca da evolução e, conseqüentemente, do progresso. Na musicalidade, isso não seria diferente. Dance com a sanfona brasileira e depois vibre com a guitarra jamaicana, está tudo bem. Viva a celebração da música mundial!