Coletânea: David Fincher
Um dos nomes mais celebrados de Hollywood hoje em dia é também uma mente criativa que já contribuiu muito para o mundo dos videoclipes. David Fincher, o nome por trás de filmes como Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social e Clube da Luta, já ajudou vários grandes nomes a ganharem visualidade para suas composições, como Nine Inch Nails (no impressionante Only) e The Wallflowers (com o belo 6th Avenue Heartache). Separamos alguns outros exemplos do potencial que o cineasta tem para criar obras cativantes e que logo viram referência no cenário videoclíptico.
The Rolling Stones – Love Is Strong (1994)
Convenhamos, não é qualquer um que tem cacife para dirigir um clipe dos Rolling Stones, certo? Fincher não só cumpriu bem sua tarefa, quanto marcou época ao mostrar a grandeza da banda, colocando os músicos em paralelo com os arranha-céus de Nova York, de forma que a metrópole ficou pequena para o som e para as histórias que ele proporciona, com direito a um Grammy pelo trabalho. É um bom exemplo de como o Expressionismo influencia a obra do diretor.
George Michael – Freedom’90 (1990)
Por falar em “marcar uma época”, poucas produções são tão icônicas na História dos Videoclipes quanto esta. Um super time de modelos, como Naomi Campbell e Cindy Crawford, foi recrutado para dublar a canção, enquanto a câmera se movimenta pelo cenário para captar a destruição de objetos que eram referência na carreira de George Michael. Essa narrativa cool e agressiva pode ser vista também em Quarto do Pânico, Clube da Luta e Seven – Os Sete Crimes Capitais.
Madonna – Vogue (1990)
Assim como Freedom ’90, este clipe dava as boas-vindas à nova década, se desaproximando das cores e formas dos anos 80 e definindo o que seria visto como “bom gosto” dali pra frente. Esta foi uma das várias vezes que Madonna teve Fincher como diretor, como em Express Yourself e Bad Girl. Mais uma vez, a produção traz referências do Expressionismo e cria uma elegante obra em preto e branco no formato 4×3 (como as televisões da época).
Karen O, Trent Reznor e Atticus Ross – Immigrant Song (2011)
A reunião da vocalista sul-coreana do Yeah Yeah Yeahs, do homem por trás do Nine Inch Nails e do compositor inglês que gravou essa cover do Led Zeppelin, feita para a trilha de O Homem Que Não Amava As Mulheres, ganhou um clipe com cara de videoarte dos anos 80, com uma pegada abstrata, futurista e, novamente, agressiva – seguindo as cores que parecem ser as favoritas do diretor.
Aerosmith – Janie’s Got a Gun (1989)
Três anos antes de sua estreia cinematográfica (com Alien 3), Fincher dirigiu o vídeo de uma das mais famosas canções do Aerosmith, que segue a tradição da banda de fazer clipes com histórias. Aqui, ele abusou do chiaroscuro para estourar a luz em alguns planos e criar muitas sombras em outros, mostrando a sua veia dark que tanto veríamos nos filmes.
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