5 Grandes Canções de Rock de 2011
Abrindo uma nova década, 2011 trouxe consigo o peso e a responsabilidade de fazer história na música mundial, divulgando novos artistas e nomes que serão lembrados pelo resto da década como precursores de alguns movimentos e subgêneros novos que marcarão os próximos dez anos, além de ditar o curso da música neste período. Dez anos após o The Strokes mudar a rota do gênero musical, o ano chegou com um ar de nostalgia e uma pitada de inovação dentro do Rock. Bandas já muito conhecidas como Foo Fighters, Blink 182 e Red Hot Chilli Peppers foram algumas que, ao fazerem história nos anos 1990, voltaram com tudo em 2011 lançando álbuns novos, com aquela saudade do início de carreira e os novos elementos e recursos que a tecnologia proporciona atualmente na música. O bom e “novo” Rock’n’Roll continuou de pé nesta década, completando 61 anos de idade, mas com alma de 25.
Foo Fighters – Bridge Burning
Lançado em março, o álbum Wasting Light tinha tudo pra dar certo em 2011 e deu. Gravado em fita na garagem da casa de Dave Grohl,o álbum está repleto de músicas fortes e com muitas guitarras, marca da banda desde o seu surgimento nos anos 1990. Todo esse processo de gravação fez com que o disco trouxesse a nostalgia de início de carreira à modernização do som da banda. Essa é faixa que abre o disco com uma explosão de puro Rock. Veja mais de Foo Fighters.
Blink 182 – Heart’s All Gone
Após oito anos sem lançar um disco, o Blink 182 retornou em 2009 prometendo aos fãs um novo álbum. Após dois anos, a banda colocou nas lojas o disco Neighboorhoods, com músicas bem elaboradas e melódicas, resultado da participação dos integrantes em outras bandas durante o recesso. Mas há também faixas elétricas e rápidas que remetem ao velho e irreverente Blink 182 do final da década de 1990, como Heart’s All Gone. Veja mais de Blink 182.
Noel Gallagher – The Good Rebel
Com o fim do Oasis em 2009, como já era esperado acontecer algum dia com a banda, os irmãos Gallagher decidiram seguir caminhos diferentes na música: Liam formou a banda Beady Eye e Noel decidiu seguir carreira solo, e aos 45 do segundo tempo, lançou o primeiro disco do projeto intulitulado Noel Gallagher’s High Flying Birds em novembro. Com músicas melódicas e muitas delas acústicas, o ex-Oasis se aproximou do clássico Folk Rock, mas sem deixar de lado as suas famosas guitarras com distorções radiofônicas tanto usadas na sua banda anterior. The Good Rebel abre o disco escrevendo a história do músico em 2011. Veja mais de Noel Gallagher.
Red Hot Chili Peppers – The Adventures of Rain Dance Maggie
Uma das bandas mais famosas dos anos 1990 escreveu sua história em 2011 após ficar 5 anos sem lançar um disco. Após um pequeno hiato, sem brigas e com a saída de John Frusciante, o RHCP lançou neste ano o álbum I’m With You, com o guitarrista Josh Klinghoffer. O álbum, segundo o baterista Chad Smith, foi um recomeço com uma pitada de saudade, e as músicas do disco não mentem, pois todas elas (incluindo Hey Now) mostram um Red Hot renovado mas com toda a nostalgia provinda do sucesso sonoro de discos como Californication. Veja mais de Red Hot Chili Peppers.
Manchester Orchestra – Simple Math
Está aí uma banda que, em 2011, entrou de vez para a história do Indie Rock. O disco Simple Math, lançado no início do ano, trouxe a banda aos holofotes da cena do rock mundial. A faixa-título foi lançada com um clipe pra lá de forte e marcante e uma melodia repleta de melancolia marcada pelos instrumentos de cordas, agradando a todos os bons fãs do Southern Rock. Veja mais de Manchester Orchestra.
Veja mais listas 5+ no Música Pavê