Lançamento: Pública – Canções de Guerra

Em 2010, a banda gaúcha Pública seguiu o rumo natural de quem faz rock no Brasil e mudou-se para São Paulo. O primeiro resultado dessa nova fase na carreira e na vida de seus integrantes é o álbum Canções de Guerra, marca clara de amadurecimentos vindos das mudanças de cidade e em sua formação, e também as trazidas pela idade.

O êxodo rumo à capital paulista parece ter permitido que a banda se firmasse ainda mais em seus ideais de fazer boa música se inspirando e atualizando o legado de grandes nomes do passado, ao invés de vender-se a um ou outro formato. Isso é mais que um passo em direção à maturidade, chega a ser mais um marco positivo em uma trajetória de poucos erros.

Na ativa há dez anos, a Pública coleciona indicações e prêmios Açorianos e no VMB, além de presença em festivais por todo o país. O terceiro disco chega também com toda a pressão que esse currículo traz. Não é fácil ser alguém que se muda para São Paulo em busca do sucesso profissional. Lidar bem com essa cobrança vinda de todos os lados (principalmente a interna) é mais um dos acertos que rondam as melodias e versos de Canções de Guerra.

O próprio título camufla o caráter cotidiano das letras. Fala-se de saudades, de pensamentos próprios de quem já não é adolescente há algum tempo, de “ter tanto pra aprender”. Da guerra, ficam a distância de casa e a incerteza da vida, mas – com o perdão do clichê – essa é justamente a batalha do dia-a-dia. A maior vitória deles é conseguir traduzir todos esses conceitos de maneira pop, em um som acessível a todos os públicos, mas que não perde em qualquer momento seu primor e beleza.

O Canções de Guerra está disponível para download no site oficial da Pública. Se você ainda tem dúvidas se deve ou não baixar o álbum, preste atenção no clipe Corpo Fechado e tire sua dúvida. Certamente, um dos discos mais preciosos do ano.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.