Rockologia: Rock Finlandês

A Finlândia está localizada no frio do norte da Europa e é conhecida por ocupar um lugar importante no cenário econômico mundial, com suas indústrias de alta tecnologia, como a telefônica Nokia. Mas, ao longo das últimas décadas, o país também se tornou uma nação que exporta muitas bandas de Rock.

Desde sua independência em 1809, a Finlândia ao longo de sua história passou por transfomações positivas até chegar a um alto posto na economia internacional na década de 1980. Um dos principais fatores contribuintes para este crescimento foram os investimentos em indústrias de ponta e o ensino do inglês nas escolas de forma intensiva, contribuindo para que os jovens se comunicassem na língua com fluência. Com isto, a juventude que cresceu naquela década, ao som de bandas norte-americanas e inglesas como o Bon Jovi e o Iron Maiden, passou também a formar suas bandas, sempre executando suas canções em inglês.

Desde aquela década, muitas bandas surgiram por lá, aliando o peso do Rock à alta popularidade da música erudita no país, criando subgêneros para o estilo, como o metal sinfônico, popularizado nos anos 1990 pela banda Nightwish. Essa variedade de estilos, apoiada pela língua inglesa, garantiu a rápida popularidade do rock finlandês, que conta ainda com nomes como HIM e Children of Bodom.

Nightwish – Dead to the World

HIM Heartkiller

Leia mais da coluna Rockologia

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on “Rockologia: Rock Finlandês

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.