Tulipa Ruiz + YEHAIYAHAN – “竹茎 Caule de Bambu” + “Alongo”

Janeiro de 2020, no precipício do fim do mundo, Tulipa Ruiz realizou uma residência artística na China. Lá, ela gravou as faixas 竹茎 Caule de Bambu e Alongo, parcerias com a artista YEHAIYAHAN. Cinco anos e meio (e uma pandemia) depois, as faixas ganham a luz do dia, com seus respectivos videoclipes, ambos comandados por Filipe Franco.

A produção que acompanha 竹茎 Caule de Bambu se propõe a fazer um registro documental do espaço e da geografia social de suas locações. Entre as crianças que brincam e o riso dos mais velhos, vemos registros daquela cultura apresentados em câmera lenta, talvez para nossos olhos terem mais tempo de assimilar esse contato com o “outro” que está do outro lado do mundo.

As cantoras também passeiam pelos ambientes e interpretam a faixa diretamente para a câmera – que, na maior parte do tempo, fica ali parada só observando a ação. O inverno se reflete não só nas roupas ou nas árvores sem folhas, mas também na palidez do vídeo que tanto combina com os timbres da música.

Avaliação MP:  3.5/5 ★★★½☆ 

Alongo, por sua vez, coloca YEHAIYAHAN e Tulipa para acompanharem a câmera em movimento. Ao contrário do anterior, é um clipe principalmente noturno e quente, marcado pelo fogo e pela dança que nasce organicamente na interpretação da faixa.

Em paralelo, há mais imagens do inverno naqule local, entre a neve nos telhados e a própria ação de estar em volta da fogueira. Ambas as ambientações que compõem o vídeo exploram bem a sonoridade da música, mas as cenas à noite se sobressaem com os elementos eletrônicos na faixa.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=HMygixhjKkA]

Avaliação MP:  3.5/5 ★★★½☆ 

Curta mais de Tulipa Ruiz no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com