Marrakesh – Brincos

Em Brincos, o novo clipe do grupo Marrakesh, a temperatura está sempre próxima ao ponto de ebulição. Aprisionados em um escritório tedioso e sufocados por móveis, cortinas e carpetes puídos que poderiam muito bem ter decorado uma repartição pública de outros tempos, os integrantes da banda parecem não aguentar mais.
Gabriel Andreolli, que dirige o vídeo, transforma a tensão corporativa em estética. Planos detalhe revelam movimentos repetitivos que beiram tiques nervosos. A câmera se aproxima de maneira invasiva de rostos estressados e desesperançosos. A bagunça minimalista e as roupas afrouxadas indicam estados emocionais perto de seus limites. Tudo, captado por uma fotografia acinzentada que reforça a mesmice insuportável.
Mas toda pressão exercida de fora para dentro também faz o caminho inverso. O mesmo escritório-prisão se transforma em escritório-palco e, quando o grupo pega em seus instrumentos, a sensação de desabafo é palpável. Guiada por melodias melancólicas e guitarras banhadas em efeitos, a música é uma afluência de sentimentos que contrasta frontalmente com a rotina retratada.
No terceiro ato, surgem em cena dois elementos enigmáticos: uma cadeira rosa e felpuda e um enorme bicho de pelúcia roxo (do qual vemos apenas vislumbres no decorrer do vídeo). De cores vivas e caráter onírico, ambos rompem com a atmosfera empresarial, como se a imaginação encontrasse um espacinho entre cubículos para mostrar sua cara.
Avaliação MP: 4/5
Curta mais de Marrakesh no Música Pavê