Tiny Desk Concerts: Carminho
Poucas são as ocasiões em que a gente pode escutar português na série Tiny Desk Concerts, e a recente apresentação de Carminho foi um desses casos. Como o próprio nome de seu álbum mais recente indica, Portuguesa, o idioma dela não é o pt/br, mas, ainda assim, é sempre satisfatório quando a rádio NPR abre suas portas para artistas de língua não-inglesa.
O Quarto (fado Pagem) abre a apresentação e, logo em seguida, ela ensina didaticamente que fado não é só melancolia e também tem seu lado animado, a ‘marcha popular’ representado com Marcha de Alcântara de 1969 – ambas as músicas do álbum Portuguesa.
As canções não soam muito diferentes das versões de estúdio. Se dissessem que o disco foi gravado ali na salinha da NPR, eu acreditaria. A grande mudança vem em Os Argonautas – a versão com sotaque lusitano na composição de Caetano Veloso. No Tiny Desk, ela canta sozinha, mas a música é um dueto com Caetano. Os Argonautas é a primeira música divulgada do seu novo EP, Carminho at Electrical Audio, gravado com Steve Albini (membro do grupo Shellac, e produtor que trabalhou com Nirvana, falecido no ano passado), que ela descreve como uma continuidade do som que fez em Portuguesa.
Fechando o repertório, estão as tristíssimas Estrela e Deixei a Minha Casa – porque fado não é só melancolia, mas é pelo menos 90% melancolia.
Curta mais vídeos da série Tiny Desk Concerts no Música Pavê