João Gomes + Pabllo Vittar – Vira Lata
Vira Lata conta uma história como tantas outras presentes no imaginário da arte popular, reforçando papeis masculinos e femininos dentro de uma relação – ele tem a liberdade de cair na gandaia, enquanto ela cuida da casa. Seria tudo dentro do padrão, se a narrativa não fosse interpretada por João Gomes e Pabllo Vittar.
No clipe, dirigido por Flaney Gonzallez, há um tom quase de deboche presente ao longo de todo o desenvolvimento, como se os dois estivessem brincando de teatrinho para viver seus personagens enquanto interpretam os versos da canção.
Em paralelo, há todo um olhar afetivo sobre o Ibura, enorme bairro periférico no Recife, celeiro para muitos artistas nas mais diversas linguagens. Vira Lata passeia por aquela geografia, com suas cores e personagens, para estabelecer o quanto a história contada na letra da música é comum em locais como aquele – e ter uma drag queen no papel da mulher “tradicional” instiga a conversa sobre os papeis de gênero.
Poderia ser menos básico em sua proposta narrativa, mas talvez essa questão já seja ousada demais para uma obra ligada à grande indústria.
Avaliação MP: 3/5
Curta mais de João Gomes e de Pabllo Vittar no Música Pavê