Cine Joia É Palco de Muita História

foto por @ianrassari/reprodução do instagram @cine_joia

Quem não tem uma lembrança muito querida de algo vivido no Cine Joia? Fãs de música que passaram por São Paulo nos últimos treze anos têm muito o que contar contar, com direito a fotos com as paredes geométricas tão características, de algum show que entrou para sua história de vida. No aniversário da casa de shows, o local quer celebrar essas memórias, e também criar novas.

Fabrício Nobre, conhecido produtor e agitador da cena independente do Brasil, comenta shows que promoveu na casa no passado: “Black Drawing Chalks , Banda Uó, Boogarins e uma noite especial, um showcase oficial do Primavera Sound em SP que  teve Móveis Colonias de Acaju, Single Parents, e outros que nem lembro”. Depois de viver essas experiências, ele se tornou programador do Cine Joia, realizando noites com nomes do naipe de Mark Lanegan e St. Vincent. Hoje, como sócio, ele relembra o que viveu com Tortoise, Marcos Valle com Céu, Emicida, Moreno Veloso e Rashid. “Tem muita coisa foda!”, acrescenta.

Falando ao Música Pavê, Fabrício explica que “o maior desafio de toda a produção cultural continuada é se manter contemporâneo ao longo do tempo. São muitas indas e vindas, muitos altos e baixos, então estar atento e conectado com o que acontece no seu tempo é fundamental, sem abandonar o que foi construído ao longo dos anos. Isso que mantém o interesse das pessoas, sem as pessoas não somos nada”.

Localizado na região mais central possível em São Paulo – o bairro da Liberdade, atrás da Catedral da Sé -, “Cine Joia é o reflexo do local onde está instalado, é cosmopolita, global e brasileiro, cercado de imigrantes gringos, de nascisdos em SP, de pessoas vindas do pais todo”, comenta o produtor, “pessoas de todos os lugares trabalhando e curtindo. É o lugar das festas LGBTQ+ já tradicionais e dos shows gringos indie, do novo hip hop, onde você viu Pabllo Vittar, Boogarins, Marina Sena e Jão antes de todo mundo, onde você tem um DJ japonês num dia e Alcione no outro. É o lugar de partida e de retorno dos artistas, é casa de quem gosta de shows e festa no centro de SP”.

Na intenção de relembrar mais histórias vividas por lá, e – é claro – comemorar seu aniversário, o Cine Joia promove sorteios de 13 ingressos para cada show de atração estrangeira neste mês: The Vaccines, Crumb, DJ Koco, Lianne La Havas e Chico Trujillo. Para participar, os fãs devem compartilhar nas redes sociais fotos ou vídeos de shows anteriores no Cine Joia, usando a hashtag #CineJoia13Anos. “Nossa proposta é não apenas oferecer shows únicos, mas também dar ao público a chance de ser parte ativa dessa comemoração”, conta Fabrício.

Essas lembranças impulsionam também o Cine Joia para o seu futuro. Ao ser perguntado como quer estar daqui treze anos, o produtor afirma: “Com a casa aberta. Aberta mesmo! Queria ter condições para casa ser viável com cobrança de ingressos ridículos ou mesmo nenhum, mas com uma programação ainda melhor, mais ousada, mais inclusiva. Quem sabe com mais alguns anos de trabalho, e com a percepção geral que espaço como nosso são fundamentais na transformação das cidades”.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.