Naná Vasconcelos É Celebrado em “Ocupação” no Itaú Cultural
“Eu sou o Brasil que o Brasil não conhece” é uma das emblemáticas frases de Naná Vasconcelos que ecoam após a imersão em seu trabalho na Ocupação Naná Vasconcelos, que o Itaú Cultural promove em São Paulo, no prédio da Avenida Paulista. O Música Pavê estava presente na abertura da mostra, que contou com discursos da viúva do músico e sua filha.
Ao lado de curadores e profissionais responsáveis pela montagem da exposição, as duas acompanharam a imprensa e convidados em uma visita pelos 100m² em que estão exibidos instrumentos construídos pelo pernambucano e utilizados em suas gravações e apresentações ao redor do mundo, incluindo seu berimbau.
Sua história é também contada por meio de fotografias e vídeos, tendo como base quatro de seus álbuns. A narrativa investiga a criatividade do músico, assim como sua contribuição para o jazz contemporâneo em escala global, incluindo um dos prêmios Grammy recebido pelo músico. A Ocupação está aberta até 27 de outubro, com entrada gratuita.
Para celebrar a primeira semana da Ocupação Naná Vasconcelos, o Itaú Cultural promove shows de Silvanny Sivuca (na quinta-feira, 18), Badi Assad (19), Anelis Assumpção (20) e no domingo, 21, a percussionista Lan Lanh. De quinta-feira a sábado, elas têm início às 20h e a de domingo, às 19h.