2023: Os Videoclipes do Ano

Foram centenas de videoclipes apresentados no Música Pavê ao longo de 2023, e alguns deles entraram diretamente em nossas listas de favoritos não só do ano, mas da década, do site ou mesmo da vida.

Esta lista se propõe a trazer os destaques dentre os destaques. São as produções que mais chamaram atenção quando saíram e que seguiram nos tocando nos tempos seguintes, selecionadas e comentadas pela equipe do site.

Acompanhe mais do Especial 2023 do Música Pavê.

SZA – Kill Bill

Lançado em janeiro, Kill Bill se destacou imediatamente pela qualidade da obra. O que não sabíamos é que a música, lançada em 2022, seria repetida à exaustão nos meses seguintes (a ponto de virar um dos grandes hits do ano), e seu videoclipe também viria à tona tantas vezes. A produção, que acompanha a brincadeira com Tarantito da faixa, capricha em cenas emblemáticas e naquele prazer que só a junção de cinema e música sabe proporcionar. (André Felipe de Medeiros)

Harry Styles – Satellite

Para esta sensível narrativa, o cantor apresenta um solitário ‘aspirador robô’, que é muito semelhante à figura de Wall-E; inclusive, a mesma melancolia do robô da Disney está presente nesta obra. Com sua história discreta e seus elementos cinematográficos, o clipe é nostálgico, divertido e emocionante, e expande a lírica da canção ao trazer um protagonista simbólico, que embarca em uma jornada bastante pessoal de descobertas ao se inspirar em Curiosity – robô da NASA que explora o solo de Marte. (Isabela Guiduci)

Little Simz – Gorilla

A letra da canção aponta em direções de crescimento e autoconsciência. Mas não são crescimentos desorientados, porque na conjugação com as imagens do vídeo, crescer e se conhecer são movimentos pseudosutis, organizados, afrossurrealistas – incômodos e imponentes. Força nas imagens, sim, mas também no que elas podem representar(Vítor Henrique Guimarães)

Rubel + Bala Desejo – Toda Beleza

Onde já se viu uma obra evocar uma comédia de Ben Stiller e não evocar comédia, mas o título desa música? São cenas tão bonitas a ponto de nos distrair do quanto a produção é bem feita, mas muito eficazes em adicionar ainda mais volume de significados para uma faixa já bastante cheia de elementos, ainda que discreta. Do tipo de vídeo que é sempre acompanhado por um sorriso. (André Felipe de Medeiros)

Don L + Luiza de Alexandre – Tudo é Pra Sempre Agora

Don L é um artista que não costuma se contentar com o básico. Ele é criativo e ousado, e assim também é esse clipe. O vídeo recria cenas de longa-metragens do diretor chinês Wong Kar-Wai, e utiliza câmeras com lentes japonesas da década de 70, que causam um grande impacto visual. Nele, o cotidiano de um casal é mesclado com cenas mais abstratas e conceituais e encaixam perfeitamente na temática trazida pela canção, propondo uma reflexão sobre a forma como as relações amorosas são construídas e encerradas. (Lili Buarque)

Kali Uchis – I Wish You Roses

Por meio de suas singularidades, o clipe fortalece de modo impressionante a identidade visual desenvolvida para o disco Red Moon in Venus, o qual a canção integra. O vídeo transborda flores em suas cenas, que criam uma atmosfera delicada e sensual, também reforçada pela predominância da cor vermelha. Outro aspecto que chama a atenção é a cena que faz referência ao filme Beleza Americana, que satiriza a imposição estética feita às mulheres. Graças aos belíssimos detalhes visuais, Uchis faz do videoclipe uma obra que merece ser constantemente contemplada. (Isabela Guiduci)

Kimbra + Ryan Lott – Foolish Thinking

Todo ano carrega algumas produções que nem todo mundo viu, mas todos que tiveram acesso foram fortemente impactados. Foolish Thinking é um dos melhores exemplos desse “fenômeno” em 2023. Maternidade, a passagem do tempo e arrependimentos – ou seja, temas universais – são trazidos à tela com enorme sensibilidade para acompanhar os versos e o piano da faixa. Veja e comprove o frio na barriga. (André Felipe de Medeiros)

Acompanhe mais do Especial 2023 do Música Pavê.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.