Especial 2022: Os Hits do Ano
Quais músicas foram onipresentes ao longo de 2022, de playlists às redes sociais, dos programas de rádio à participação na cultura pop?
A equipe Música Pavê deixa aqui registrado para a posteridade cinco das faixas que ostentam o status de “hit do ano”, todas devidamente comentadas.
Acompanhe mais do Especial 2022 do Música Pavê
Anitta – Envolver
Com Envolver, Anitta fez história ao se tornar a primeira artista latina a alcançar o top 1 global do Spotify. Contra a aposta da própria gravadora, ela seguiu com a faixa sem um feat e, ainda assim, estourou no mercado norte-americano, onde colhe os frutos até hoje. Além do fator chiclete do refrão, a música voltou a abrir espaço para a música brasileira para além das fronteiras regionais. Esse mérito é todo dela. (Nathália Pandeló Corrêa)
Gloria Groove – Vermelho
Daquelas faixas que, desde a primeira vez que você escuta, deixam aquela impressão de “isso aqui é um baita hit”. Vermelho dominou dos rolês alternativos às baladinhas mais coxinhas como o “Norvana” de 2022, a música que fez todo mundo rebolar “até o chão” repetindo a palavra “vermelho” em um período eleitoral marcado pela semiótica das cores. Deu no que deu. (André Felipe de Medeiros)
Jovem Dionisio – Acorda, Pedrinho
Da noite pro dia, o Brasil inteiro cantou sobre um campeonato que um tal de Pedrinho participaria. Sem muitos detalhes em sua narrativa, a faixa convida o ouvinte a dançar e repetir seus versos na delícia que é a música pop não precisar prestar muitas contas. Melhor ainda é Acorda, Pedrinho não ser uma canção óbvia que se perde em identidade no mar radiofônico. Pelo contrário, ela tem personalidade de sobra para ser um destaque não só para Jovem Dionisio, mas para toda esta nova geração. (André Felipe de Medeiros)
Lizzo – About Damn Time
Com sua vibe disco pop funk, a faixa tomou conta das paradas musicais, mostrando que Lizzo segue firme e forte com sua genialidade. Não só isso, mas conquistou o que poucos realmente conseguem e viralizou nas redes sem deixar a sua essência para trás. O single traz a energia e carisma que esperamos da artista e foi uma das músicas que mais nos fez dançar esse ano. (Carolina Reis)
Harry Styles – As It Was
Nada seguiu como era desde que Harry Styles lançou As It Was, primeiro single de Harry’s House. A música foi um sucesso mundial, passou quinze semanas no topo da Billboard e recebeu indicações nas principais categorias do Grammy Awards para canções: Gravação do Ano e Música do Ano. O hit revisita tradições pop ao trazer o synthpop dos anos 80 e, embora a lírica não seja das mais felizes, a canção soa como um convite para embarcarmos em uma nostalgia sonora e dançar (muito) junto à faixa. (Isabela Guiduci)
Acompanhe mais do Especial 2022 do Música Pavê